Criar ou definir um link num ícone
 
 
 

Já vimos que a estrutura das páginas possui um padrão gráfico fixo, com a "presença" ou não de ícones que podem representar ações ou desvios. Vamos ver como definir esses ícones e a primeira coisa a fazer é clicar no ícone desejado (1). Ele vai aparecer ainda na cor cinza e um quadrado marcado pois além de não estar ativo, não possui um figura para ser mostrado.

Ao clicar no ícone desejado, as opções no quadro ao lado são mostradas (2). Para ativar o ícone é preciso clicar primeiro no parâmetro Função, que pode tanto ativar quanto desativar o ícone. Em seguida selecionar ou digitar o nome da figura que será usada como ícone.

Aqui cabe uma explicação detalhada: toda figura da aventura, seja ícone, iustração, tela, etc, precisa estar no servidor da TILT mas é você quem deve produzí-la. Uma vez criada a imagem ou gráfico, você precisa fazer o upload para o servidor (botão Imagens, no topo do aplicativo). Lembre-se que as imagens originais que você produziu devem estar na mesma pasta-prefixo da sua aventura, que está na pasta do zeusma.

Feito o upload, você agora pode usar o nome desta imagem e colocá-lo no campo Figura.

O últmo parâmetro é o Script link para onde o sistema "vai" quando o leitor / jogador clicar no ícone. Obviamente que você notou que a palavra que aparece neste campo é o nome do script destino, com um sinal "$" no começo.

Esta marcação existe apenas para facilitar a sua vida, ou seja, sem ela você teria que escrever neste campo o desvio completo ou seja, algo parecido com:

exescp.php?Scp=start

Duas coisas são importantes aqui: aprimeiro é que o propósito do zeusma é facilitar muito a programação, simplificando os comandos e a segunda é mesmo assim você ainda poderá (mais adiante) escrever desvios bem mais complexos que apenas um "salto" para o script / página tal. Mas isso é para o futuro, quanto tiver dominado bem a estrutura funcional do Micro Aventuras.