A janela de texto
 
 
 

Vimos que uma página ou script, quando é criada, pode ser definida como janela de texto ou janela gráfica. Embora ambas sirvam aos mesmo propósito, elas possuem algumas diferenças na edição.

A janela de texto é essencialmente um box que vai mostar ao jogador ou leitor uma descrição ou narrativa textual mas por estar contida numa estrutura html ela pode receber praticamente qualquer comando ou instrução que normalmente usamos em páginas html.

Na figura abaixo podemos ver a janela de edição, como ela se apresenta ao autor da aventura dentro do zeusma, a janela do navegador - que é como o leitor / jogador verá a cena e a janela que mostra o script original, ou seja, o script que o Micro Aventuras irá interpretar.

Duas coisas se destacam na janela de edição: a marcação html <p></p> indicando que se trata de um parágrafo e a linha que começa com o caracter "#". Esse caracter, presente na primeira posição da linha, indica que ela é na verdade uma linha de instrução especial para o interpretador, ou seja, ela será processada como um link ativo.

A linha possui parâmetros separados por ",": função (lnk), texto a ser mostrado (Retornar à entrada) e script para onde será desviado o leitor, caso ele clique no link (3entrada).

As funções que são reconhecidas pelo sistema são:

lnk - link simples para um texto ou palavras (lnk,texto,destino);

shp - inclusão de uma imagem (nome,largura,altura,[alinhamento]);

fig - inclusão de imagem com link (nome,destino,largura,altura, [alinhamento]);

url - inclusão de um link para uma página externa à aventura (url,texto);

Se você olhar o script original, poderá identificar logo no começo dele a seção responsável por esta janela ou seja, a programação. A instrução texto= define os parâmetros da janela - pos_x, pos_y, largura, altura, tamanho da fonte, nome da fonte, cor de fundo da janela, cor e estilo da fonte. O valor "biu" significa b/B bold, i/I italic e u/U underlined.

O texto puro começa após a instrução boxon e termina na instrução boxoff. Tudo que estiver entre essas duas instruções será tratado como texto da janela a ser mostrado ao leitor / jogador.