Meu primeiro comando 

Quando o jogador inicia uma partida, é comum que uma das suas primeiras ações seja justamente colher o maior número possível de informações sobre o local onde está, o que tem e o que pode fazer a partir daí.

É por essa razão que colocamos, no texto incial (quando o script inicio.scp é executado) o seguinte texto:

Prepare-se para uma operação de resgate. Para obter mais informações, digite: INSTRUÇÕES.

Este tipo de recurso permite não apenas evitar uma sobrecarga de informações logo na abertura do jogo, como conduzir o jogador dentro da narrativa principal do mesmo. No caso específico, precisamos então criar um script comando que resolva esta questão.

A primeira providência é verificar se a palavra que queremos usar como comando existe ou está definida na lista de verbos. Localize o arquivo resgate.vrb e abra-o com o notepad (trata-se de um arquivo txt, portanto qualquer editor de texto, que não mantenha formatação de texto, serve). Se não existir nenhuma palavra similar ou sinônimo, que possa desempenhar essa função, acrescente então a seguinte linha à lista:

INSTRUÇÕES:INFO:HELP:SOS

Pronto, a partir deste ponto o sistema estará reconhecendo todas essas palavras como sinônimos de uma mesma ação. Agora precisamos criar o comando relativo ao que pretendemos.

Vá no editor de scripts pressione o botáo comandos, selecione o verbo e os objetos do comando (caso haja objeto no comando) e clique no botão Criar comando....

Teremos algo parecido com o que se segue, como programação:

 
//comando: INSTRUÇÕES
web instr01.htm

Note que inserimos apenas uma instrução: web. Esta instrução irá provocar a apresentação da página web a seguir, a partir da url básica (ou seja, prioritariamente no site da TILT online, onde o jogo está hospedado).

Neste jogo, usamos essa página para passar algumas informações básicas ou regras, sobre o enredo para o jogador. Nada muito sofisticado, mas apenas para ilustrar duas coisas: o uso de informações adicionais para conduzir o jogador e a integração do sistema normal de telas (visão do jogador) com páginas web.

Se está pensando no que poderia usar, dentro desta página, a resposta é tudo. Tudo o que você puder usar como recurso de páginas web você pode usar aqui (cgi, php, avi, gifs animadas, java, shoskwave, flash, etc). A imaginação é seu único limite realmente importante.

 
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