Inventário de objetos 

Uma vez que o jogador foi devidamente informado sobre suas obrigações e cuidados, sua próxima preocupação costuma ser com os objetos, tanto acerca do que existe no local, como o que ele carrega. Dois comandos se destacam aqui:

EXAMINE O LOCAL - para fazer uma listagem mais detalhada dos objetos disponíveis;

TEMOS ou TENHO - para listar quais os objetos o jogador está carregando no momento.

A razão para que o jogador obtenha uma lista completa é bem simples: primeiro ele passa a conhecer melhor os nomes ou formas de referência dos objetos. Segundo, nem sempre as áreas gráficas mostram todos os objetos do local, pois elas possuem limites para a quantidade de imagens que conseguem acomodar.

Por exemplo, neste jogo, a área de objetos do local consegue mostrar de 1 a 6 objetos. Já a área de objetos do jogador consegue mostrar apenas 5 objetos. Se houver um número maior de objetos, eles simplesmente não aparecerão nessas áreas (mas constarão das listagens).

Consideramos isso como uma deficiência natural do jogador: se ele tem diante de si muitos objetos, então não consegue visualmente abranger todos de uma única vez e precisa lançar mão de recursos mais diretos, para saber de tudo que está à sua volta.

Um comando para produzir a lista de objetos do local precisa, antes de mais nada contar quantos objetos tem neste local. Se não tiver nenhum, deve retornar uma mensagem do tipo: não tem nada aqui, não vejo nenhum objeto no local, ou algo parecido. Tendo objetos, é preciso saber se eles estão visíveis. O mesmo com o comando que lista os objetos do jogador.

Em ambos os casos, usamos uma instrução única (list) que produz essa listagem completa, mas precisamos diferenciar quando não há nenhum objeto.

 
//comando: EXAMINE LOCAL
conta 50,loc
se= 50,0,Nada
str= Neste local tem
list loc
fim
:Nada
msg= Aqui não tem nada.

Usamos o registrador 50 para conter o resultado da contagem dos objetos que estão no local (conta 50,loc). Sendo zero, ocorre o salto para o label Nada. Havendo algum objeto, inicializamos a string da listagem e produzimos a lista de forma adequada (separando por vírgula os objetos, o último deles por "e" e finalizando com um ponto.

 
//comando: TEMOS
conta 50,jog
se= 50,0,Nada
str= Você está carregando
list jog
fim
:Nada
msg= Não tem nenhum objeto.

Esses dois comandos integram o que chamamos de ações básicas de um adventure.

 
online
Tira Dúvidas