Hierarquia das páginas / scripts
 
 
 

Antes de sair criando páginas / scripts à torto e à direito, você precisa entender uma coisa: embora todos os scripts tenham a mesma relevância para o sistema de interpretação do Micro Aventuras, no âmbito da aventura eles não são iguais.

Já vimos que o primeiro script deve se chamar "start" ou seja, ele é seguramente o primeiro que será executado quando o leitor entrar na aventura, ou quando reiniciar por alguma razão.

As páginas da aventura seguem a estrutura de leitura que o autor definiu mas existem algumas que estão fora desta trilha e podemos chamá-las de páginas acessórias. É o caso da página de menu, por exemplo, que pode conter links direto para os capítulos da narrativa.

O menu seria uma página que o leitor acessa quando bem entender (por exemplo) e nela existem duas possibilidades: ou o leitor salta para alguma opção constante ou desiste e retorna para a página onde estava.

Na edição do script, o parâmetro "retornável" é usado para indicar quando um script pode "voltar" para o leitor / jogador depois dele ter ido para essa página acessória. Assim, quando o leitor "entra" na página o sistema sabe que se ele for para alguma página acessória, é para esta que ele deve retornar caso seja a opção do leitor.

E como fazer para criar uma opção de retorno para onde estava? É bem simples: no local do link onde irá colocar o nome do script para onde o leitor deve ser desviado, você coloca a palavra "xvlt". O Sistema entende que "xvlt" é na verdade o nome da última página retornável lida pelo leitor.