Os jogos sairam
do editor
Rode qualquer jogo Zeus fora do editor


Agora que os adventures começam a ficar prontos, fica a questão: será que toda vez que alguém quiser apenas jogar, terá que baixar/entrar no Zeus, ativar o seu login, selecionar um jogo e somente aí jogar? A resposta é: não mais.

Embora a base de funcionamento do Zeus seja mesmo a de uma espécie de nuvem de jogos, onde todos permanecem em um servidor remoto e podem ser jogados ou editados a partir de qualquer computador conectado à internet, criamos uma estrutura operacional diferenciada para quando se deseja apenas executar um determinado jogo, sem edição.

Pense no seguinte: você criou um jogo e agora quer disponibilizá-lo para os amigos, conhecidos, parentes, etc. Fez uma página especial para ele, no seu blog, site, orkut, facebook, etc e quer "linkar" o jogo. Ou nem mesmo é o autor, mas gostou tanto de um jogo e quer criar um link para ele, numa página web sua.

É muito simples: basta criar um link para um arquivo chamado jogo.php, no site da TILT online, na página do Zeus. Indique no link o nome do jogo e alguns parâmetros funcionais. Veja o exemplo do link para rodar o Amazônia

http://www.tilt.net/zeus/jogo.php?nome=amazonia-00

Pronto. Quando o leitor/usuário clicar nesse link, irá baixar (ou poderá executar diretamente se estiver usando o Internet Explorer) o referido jogo e, nesse caso, poderá jogar em modo online, como jogador anonimo.

Note que após o caracter "-" existem dois dígitos numéricos. O primeiro deles indica o seguinte:

0 - O jogo será executado em modo online, com o jogador anônimo. Isso significa que ao executar o arquivo nome-00.exe (por exemplo), o jogador estará jogando a mais recente versão do adventure.

1 - O jogo será executado em modo seletor, ou seja, é o jogador quem escolherá se quer jogar online ou offline,

2 - O jogo será executado em modo offline, mantendo os arquivos localmente no micro do jogador.

O segundo dígito numérico tem o seguinte significado:

0 - Qualquer que seja a escolha do modo de funcionamento, o jogo será executado livremente, sem qualquer restrição.

1 - Qualquer que seja a escolha do modo de funcionamento, o jogo será executado apenas se o jogador fornecer uma senha ou serial para ele. Portanto, o jogo pode ser bloqueado e liberado apenas sob certas condições.

Experimente clicar nos links abaixo, para ver o resultado, em relação ao Amazônia:

:: Observações importantes

Em modo online o jogo comporta-se normalmente como se estivesse dentro do Zeus. Em modo offline é preciso observar duas situações distintas: A o jogo foi baixado, mas os demais arquivos não estão presentes na máquina e B todos os demais arquivos já estão presentes.

Na situação A, se ainda houver conexão com a internet, os demais arquivos serão automaticamente baixados para a mesma pasta onde o jogador colocou o jogo. Se não houver mais conexão com a internet (por exemplo o jogador pegou o jogo com um amigo, gravado num pendrive) então será preciso baixar os demais arquivos e disponibilizá-los juntos com o executável.

:: Notas para os autores/programadores

Uma coisa o autor/programador de um jogo deve ter em mente: ao rodar o jogo de forma independente ele precisa criar/programar um botão de encerramento do programa (quando roda dentro do Zeus o jogo não precisa desse botão) e uma tela para salvar/carregar partidas, já que em modo anonimo os dados da partida não são gravados. Em breve publicaremos aqui na zine duas matérias sobre como criar o botão e como fazer a tela save/load..


ZEUS MAGAZINE - revista de programação de adventures