projeto ZEUS
 
 

Perguntas frequentes

As perguntas e respostas mais comuns, para iniciar a operação do sistema de edição/criação


 

Quanto custa (em R$) participar/jogar/editar?

Absolutamente nada. O Zeus é totalmente di grátis.


 

O que são scripts?

Todo adventure é na verdade formado por um conjunto de scripts. Todas as ações são devidamente definidas em um script, que possui basicamente a seguinte característica: cada instrução de programação deve estar em uma única linha.

O nome do script é único (dentro do jogo) e pode ser usado para indicar, por exemplo, que posição ou local ele define ou ainda que conjunto de ações ele configura.

Por exemplo: num dado jogo deverá existir um local que é na verdade a "praça" de uma hipotética cidade. O autor do jogo ou mesmo um usuário qualquer, cria um script chamado "praça", que será executado sempre que o jogador "chegar" ou "entrar" na praça e que definirá as possíveis "saídas" do local.


 

Na prática, como eu realmente interfiro com o enredo de um jogo?

A forma mais elementar de interagir com o enredo do jogo é editar os scripts com o propósito de melhorá-los, corrigí-los ou até mesmo incluir novas possibilidades. Por exemplo, quando a descrição do local não está adequada aos propósitos do enredo, ou contém erros de linguagem. Ou ainda quando se quer descrever algum detalhe importante do local, de forma a incitar o jogador a tomar certas atitudes.

Num patamar de interação maior, o usuário pode simplesmente criar um desvio na narrativa, que leve a locais/possibilidades não previstas inicialmente no enredo. Ou até mesmo subverter o enredo original, dentro do mesmo cenário.

Para criar um desvio, usando o exemplo anterior da praça, vamos supor que ela tenha sido criada, porém apenas criar o script não o insere no contexto do jogo. É preciso linká-lo a um local previamente existente (por exemplo uma rua). Para tanto, o autor da praça deve editar o script da rua e incluir nele um comando de desvio, do tipo movimento padrão (ao norte, por exemplo). Isso garante que o jogador, estando na rua e movendo-se para o norte, irá chegar na praça.

Esse tipo de desvio pode ou não estar de acordo com o enredo inicial proposto pelo autor do jogo. Mas é o mecanismo básico a ser usado para a interação com o enredo inicial, proposto pelo autor do jogo.