Uma das vantagens de usar ilustrações
nas aventuras é poder usá-las de forma interativa,
ou seja, o próprio cenário servir como indicação
de onde o jogador pode ir. Para ficar mais claro como utilizar
isso a nosso favor, na hora de criar a aventura, vamos tomar como
base a seguinte imagem:
“Estamos
no cerrado, perto de um morro, bla, bla, bla...”
Note pela imagem que existem duas direções
óbvias que poderíamos seguir, uma direção
não tão óbvia e uma quarta direção
implícita (voltar de onde veio).
Navegar ou mover-se apenas pela imagem
pode ser ligeiramente confuso, principalmente nos equipamentos
touch onde não existe o cursor do mouse para ajudar. Então,
como podemos resolver essa questão de “dar uma ajuda
ao jogador”, dentro do MA? Já adianto
que as soluções são várias e dependem
apenas do grau de trabalho ou cuidado que o autor deseja ter com
a sua aventura.
Vamos começar pelo formato
default do MA, que não permite
muitas variações de construção. Por
ele sabemos que cada posição é ilustrada
com uma imagem. Podemos, nessa imagem, incluir as indicações.
Vou ilustrar com setas coloridas para ficar óbvio:
É claro que desta forma acabamos por interferir na narrativa
do jogo, uma vez que as indicações estão
bem evidentes. O truque aqui é inseri-las no contexto da
imagem, sem causar muita interferência. Veja como podemos
melhorar essa apresentação.
Isso significa que toda imagem da aventura
passaria a ter essas indicações (o que, de certa
forma, facilitaria bastante o jogo). Mas e se não quisermos
deixar tudo tão fácil assim ou pelo menos atrelar
essa “facilidade” a algum objeto (por exemplo).
Lembra do Lua Cheia
e a visão noturna (Complemento
de nome de tela)?
Então, usando o mesmo princípio podemos criar um
conjunto alternativo de imagens e condicioná-las a algum
objeto (por exemplo um pó mágico que permite ao
jogador “ver” as direções possíveis.
E nesse caso as indicações nem precisam ser setas,
podendo acomodar essas indicações de forma a melhorar
o visual de cada tela.
Mas, e se já existir toda estrutura
da narrativa e das telas prontas? Como fazer isso de um jeito
mais fácil?
Acrescentei no menu de opções
do jogo default a opção Ativar/desativar
indicadores. Com ela, o sistema liga/desliga a apresentação
de setas nos links ativos da página, podendo ser setas
pré desenhadas ou “pedaços” das adaptações
na imagem da posição.
As setas pré definidas são
as seguintes:
Uma vez que o recurso esteja ativado
pelo jogador, o sistema irá buscar no campo “msg”
de cada link por alguma informação. Se for um nome
de uma seta default, ele a colocará no centro da área
de link; se for um arquivo gráfico qualquer, ele será
colocado no local da área de link.
O nome da seta pré definida
é composto pelo nome dela, de três letras como está
na figura, mais um traço, mais uma letra “f”
ou “t” indicando cor fixa
ou cor transparente, mais um traço e mais
uma letra indicado a cor principal (b = branco;
z = cinza e t = transparente
total ou só o contorno da seta).
Em modo script, além
de uma instrução exclusiva para ligar/desligar as
indicações, inclui uma instrução para
movimentos entre posições (na verdade ela serve
para execução de qualquer script):
mover ou irpara
10,10,56,28,frt-t-b,posição2
Simples assim, pois se as indicações
estiverem desligadas, a instrução ignora a imagem
e se estiverem ligadas, ela mostra a seta correspondente (ou o
pedaço de tela alterado específico daquele local).