Quanto tempo dura um dia?


Foi definido que o jogador terá 10 dias para "quebrar" a maldição e isso só poderá ser feito à noite, quando o impulso de transformação é mais forte. Durante o dia ele fica "na cidade" fazendo coisas normais de uma pessoa ou apenas descansando.

Podemos então definir um dia como uma série de ações ou uma quantidade de tempo real decorrido. Vamos experimentar primeiro as ações. Vamos considerar que 10 ações são suficientes para uma noite vagando pela mata. Os primeiros dias poderão ser gastos para conhecer melhor o local.

Para definir o tempo, usaremos o registrador número 2, cujo valor inicial será 10 (definido no script start.scp) e que será decrementado (no script comum.scp) a cada vez (por enquanto) que o jogador mudar de posição (ou seja, andar pela mata).

//=== Script inicial ========================
  setmode= 4,900,420

  //- Indica o dia atual da partida
  reg= 1,1
  //- Duração de um dia
  reg= 2,10

  script intro

Com isso garantimos que o procedimento será executado sempre que o script comum.scp for executado. E aproveitando o momento já definimos o que acontece quando o registrador 2 atinge o valor 0, ou seja, terminou uma noite.

//=== Procedimento comuns a posições ==============
  shape= sair.png,840,350,45,69,final
  reg- 2,1
  ifreg= 2,0,FimDaNoite
  return

:FimDaNoite
  reg= 2,10
  reg+ 1,1
  script dormir

Terminada a jornada noturna, o jogador retorna à cidade para descansar, aproveitando para resetar com o valor 10 a contagem do tempo do dia. Da forma como foi feito aqui, todos os dias (ou noites) terão a duração de 10 "passos". No entanto podemos fazer um reset aleatório (entre 8 e 15 por exemplo) para deixar o jogador sem saber quanto tempo irá demorar o turno. Podemos também levar em consideração o dia atual, fazendo com que os turnos sejam mais curtos, na medida que a transformação definitiva se aproxima.

Agora só falta escrever o script dormir.scp que irá linkar o jogador com o novo dia, digo, nova noitada na mata.

//=== O dia acabou e em breve vai amanhecer ======
  setmode= 4,900,420
  retscp= dormir
  cortxt= FFFFFF
  cleartela
  cleartxt
  gosub comum
  shape= dia1.png,100,0,700,220
  'A noite está indo embora e já está amanhecendo.
  é melhor voltar para a cidade e descansar um
  pouco.'
  printx $,100,230,700,190
  shape= tic2.gif,100,390,20,30
  shape= cont.gif,130,390,210,30,intro

Note que mudamos a cor do jogo, que valerá apenas para este script (cortxt=). O link no pé da página passa a ser "Continuar...", que manda o jogador de volta para o script intro.scp, que irá então apresentar um texto referente ao novo dia do jogador.

//=== Introdução e apresentação do jogo ===========
  setmode= 4,900,420
  clearscreen
  cleartxt
  ifreg= 1,1,Dia1
  ifreg= 1,2,Dia2
  ifreg= 1,3,Dia3
  ifreg= 1,4,Dia4
  ifreg= 1,5,Dia5
  ifreg= 1,6,Dia6
  ifreg= 1,7,Dia7
  ifreg= 1,8,Dia8
  ifreg= 1,9,Dia9
  ifreg= 1,10,Dia10

:Dia1
  'Hoje eu sei de coisas que, se soubesse...'

:Saida
  gosub comum
  printx $,100,10,700,400
  shape= tic.gif,100,390,20,30
  shape= cidade.gif,130,390,110,30,cidade
  fim

Dia2
  'Minha primeira noite na mata, já sentindo os...'
  goto Saida

Cada recomeço de noite o jogador recebe uma informação pertinente ou interessante que ele pode usar mais adiante.

Mais algumas imagens para completar o kit lobo:

Note que durante o dia o efeito da transformação em lobisomem já não afeta mais a visão do jogador.