Abertura, gráficos e formatos


Reza a lenda que devemos trabalhar com rascunhos (drafts) até chegarmos a uma situação na qual o jogo já esteja bem adiantado, para não ocorrer perda de tempo produzindo imagens que podem ou não ter utilidade. Mas, levando em conta que esse adventure é bem pequeno e não irá fazer uso significativo de imagens, já dá pra assar o bolo, ou parte dele.

Então, alguns minutos de inspiração e aí está a tela de abertura do jogo, no formato 900 x 420 pixels. Lembrando que durante a edição no Gênesis não iremos vê-la.

A importância de definir esse elemento se prende ao fato de que ele irá influenciar todas as demais informações gráficas do jogo. Normalmente, quando criamos um jogo no Gênesis, os elementos default são os seguintes (botão config):

A primeira decisão tomada foi a de trabalhar em modo 4 (tela cheia), porém mudando a resolução de trabalho para 900 x 420 (lembra que a resolução defaut é 640 x 420). Com isso em mente, promovemos as mudanças necessárias, via botão config. Os campos que foram alterados estão circulados:

Note que não é preciso informar o nome de um painel, já que não haverá nenhum (o jogo será montado com uma tela preta, no centro da qual haverá uma imagem, com algum texto e os comandos direcionais na parte inferior.

A transparência do painel também foi desativada mas as dimensões do painel ainda definem a área do jogo, que no caso será usada tanto para a apresentação da abertura (em modo janela) quanto da área útil do jogo, quando em modo de tela cheia.

Note que o visor principal é ajustado para 0 x 0 e que a janela de mensagens do modo 0 (além da tela principal do modo 1) também é ajustada para 900 x 420. Isso garante que o sistema irá usar de fato essas medidas como visor principal.

Apenas para reforçar o que foi visto aqui: o jogo acontecerá em tela cheia, com as dimensões de trabalho 900 x 420, porém só será usada uma parte dessa resolução: uma área central de 700 x 420. O jogo ficará com "cara" de um adventure tradicional dos anos 80 e será bem simples de ser programado.

Neste ponto você precisa entrar no Gênesis e criar um jogo novo, dando a ele o nome de "lobo". Em seguida faça as modificações indicadas nas figuras acima. Como são alterações importantes, é bem provável que se rodar algum script neste ponto, o Gênesis não reorganize todas as áreas devidamente. Basta sair do editor e entrar novamente.