Enredo:
Um parente próximo deixou-lhe de herança um pacote lacrado, com a observação de que só fosse aberto após seu falecimento e se não houvesse mais nenhum herdeiro conhecido.

Curioso, você abriu o pacote e nele estavam um mapa, uma bússola e uma página de um diário, escrito pelo seu parente. Nela ele relata o caso de uma pessoa que, ao escapar de um acidente de avião, em plena selva amazônica e depois de passar por vários apertos, contou algo que pareceu suspeito.

Disse ele que, na tentativa de escapar dos perigos da selva, encontrou umas ruinas abandonadas de uma antiga civilização e que, nelas, estariam escondidas relíquias valiosas. Ele cita um anel e um colar, os quais foram vendidos por um bom preço, permitindo assim que ele vivesse os anos seguintes sem preocupações financeiras.

Escreveu algo sobre um grande cristal, mas sem dar mais detalhes do paradeiro dele. Esse parágrafo foi escrito de forma apressada e com várias palavras sem significado aparente.

Embora esse relato possa parecer meio fantasioso, seu parente fez uma observação no pé da página, escrevendo que várias pessoas tentaram encontrar as tais ruinas mas de nenhuma delas se soube o paradeiro.

Acrescentou que as pessoas que se aventuraram na floresta, iniciaram as buscas pela mesma estrada que o sobrevivente do acidente conseguiu escapar. Assim, seria preciso fazer o trajeto inverso, para encontrar o local descrito.