O Manuscrito Humbold


Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt (traduzido: Frederico Guilherme Henrique Alexandre, Barão de Humboldt (1769 - 1859), popularmente conhecido como Alexander von Humboldt foi um geógrafo, polímata, naturalista, explorador e proponente da filosofia romântica prussiano.

Entre 1799 e 1804, Humboldt viajou extensivamente pelas Américas, explorando e descrevendo-as pela primeira vez de um ponto de vista científico ocidental moderno. Sua descrição da viagem foi escrita e publicada em vários volumes ao longo de 21 anos. Ele foi uma das primeiras pessoas a propor que as terras que margeiam o Oceano Atlântico foram uma vez unidas (América do Sul e África em particular).

Também foi pioneiro ao descrever o fenômeno e a causa da mudança climática induzida pela humanidade em 1800 e novamente em 1831, baseada em observações colhidas em suas viagens. É visto como "o pai da ecologia" e "o pai do ambientalismo".

No entanto ele foi proibido de entrar no Brasil pela Coroa Portuguesa, por suspeita de espionagem para as monarquias européias. A partir desses fatos, podemos criar uma narrativa desse tempo, justamente pela importância que ele teve na ciência mundial, transformando sua jornada às América numa aventura cheia de mistérios e descobertas fantásticas

Lembrando que essa será uma aventura baseada apenas em textos e diálogos, que tentará contar uma história interessante. Iniciamos com os protagonistas Humboldt e Bonpland debatendo em um café, em Caracas, sobre a questão da entrada no Brasil. Ao leitor será dada a opção de tentar contato com o governador do Brasil, através de uma carta ou contactar um comerciante misterioso que facilitaria essa jornada. Vamos definir a narrativa como páginas numeradas, que representam as diversas opções.

Os links de desvio estarão dentro do próprio texto descritivo da página. Tudo usando a instrução memo como principal recurso de construção do gameplay. Comece criando uma nova aventura no Board-3, chamada humboldt, com título pode ser "O Menuscrito Humboldt". O passo seguinte é ajustar as configurações do jogo (seção config): painel - pan0.png, abertura - aber.png, fonte - Arial, corpo - 16, texto - 705030, fundo - D8C0B0, tela left - 5, top - 5, width - 800, height - 390, funções left - 820, top - 5, width - 75, height - 390, fundo - D8C0B0.

Feito isso, você já pode baixar os elementos gráficos de base, tais como a imagem de abertura, o painel principal e os botões. Também

Os scripts básicos, tais como menu, inicio, finalização etc, são bem simples e não comentaremos aqui a sua construção mas você pode baixá-los e estudá-los, clicando no ícone no começo da frase.

O script (ou scripts) mais importante é o que define as "páginas" da narrativa e você pode ver o primeiro deles aqui:

//=== Página 0 ====================================

  retscp= pag00
  posic= pag00
  lnkfnc= fim.gif,final,0,5,67,45,1
  lnkfnc= menu.gif,menu,0,60,67,45,1

  //--- Título do local
  '#fig,fronteira.png,,,,,,right
  #size,32,42 #style,BIu §Rumores da Proibição
  #size,18,28 #style,biu
  §§

  Ano 1800. Após meses explorando os Andes,
  Alexander von Humboldt ouve rumores de uma nova
  terra repleta de riquezas naturais: o Brasil.
  Fascinado, decide planejar sua entrada no
  território português. No entanto, ele logo
  descobre que há mais obstáculos políticos do
  que imaginava.§§

  Humboldt está em um café em Caracas, discutindo
  planos com Aimé Bonpland, seu fiel companheiro
  de expedições. Um comerciante português,
  sentado próximo a eles, ouve a conversa e
  interrompe:§

  #style,bIu #color,49727A
  Senhores, devo adverti-los: o governo português
  não vê com bons olhos exploradores estrangeiros
  em suas colônias. Há boatos de que Humboldt
  foi explicitamente proibido de entrar no Brasil.§
  #style,biu #color,705030

  ...

  '

  //--- Final do processamento da posição
:Saida
  cls
  margem= 0,5,0,0
  scrollbar= auto
  align= right
  memo= $,0,0,800,400,28,705030,C0A080
  fim

O script começa definindo o ponto de retorno, o nome da página e os ícones da área de funções. Em seguida, no bloco de texto, é colocado a descrição dos acontecimentos daquela página (num bloco de texto definido pelas aspas simples ' '), destacando que na parte da narração o texto possui a cor marrom e nos diálogos ele assume uma cor azulada, no estilo italico.

O final (:Saida) contém as definições para o campo visual da instrução memo e em seguida é encerrado o script. Os links de movimentação estarão dentro dos próprios textos.

    página 1 -     página 2 -     página 3 -     página 4 -

    página 5 -     página 6 -     página 7 -     página 8 -

Com isso a base funcional da aventura está totalmente funcional. O que vem pela frente depende da sua criatividade. A narrativa pode ser levada para qualquer direção que soar plausível.