jogos oficiais (gameshop)
 
 

Durante uma visita dos ministros representantes da Federação de Planetas, ao presídio espacial Beta 9, ocorreu uma rebelião dos detentos e parte da equipe de diretores, além dos ministros, foi tomada como refém. Sua missão é acessar as celas interligadas e resgatar os reféns. Você tem autorização para atirar para matar.

Cuidado para não matar nenhum refém. A partida termina com a morte do líder da rebelião ou quando acabar sua munição. O computador que comanda a estação irá abrir as celas durante alguns instantes. Faça o reconhecimento dos detentos e não tenha piedade de ninguém.

O desafio: um jogo em três dias...

Tudo começou com uma conversa via chat, entre alguns leitores da TILT. A idéia discutida no board era se seria mesmo possível criar um jogo simples, em questão de dias e até onde se poderia ir com esse jogo. O resultado você confere no link abaixo, fazendo o download e testando o que conseguimos produzir em tão pouco tempo. Este é só o primeiro protótipo, para atender ao desafio e o que mostraremos a seguir é o passo-a-passo desses três dias.

O segredo para uma produção em tão pouco tempo é basicamente um só: estabelecer claramente o modelo do jogo, de preferência tomando como base um modelo já existente. Isso evita, entre outras coisas, perder tempo com a estrutura funcional e os testes de avaliação para detectar se ela realmente tem chances de resultar em algo divertido.

Tomamos então como base um antigo jogo do MSX, chamado Westbank. O jogo tinha o seu desenrolar num cenário do velho oeste e como missão do xerife (o jogador), matar os bandidos que invadiram a cidade. Aparecem três portas, no saloom, e elas são abertas em determinados intervalos de tempo. O jogo consiste em idenfificar quem é bandido e quem é apenas um inocente transeunte.

Lembram do filme MIB, quando o agente J está sendo testado para ser admitido na agência especial e ele tem que identificar o elemento perigoso em meio a inúmeros alienígenas de péssima aparência? Então, juntando isso com o Westbank temos o Zóid Patrol, ou seja, a patrulha Zóid.

O jogo é portanto bem simples: dado um conjunto de elementos gráficos, 10 no total, destacam-se três deles: dois representando os reféns a serem salvos e um representando o chefe da rebelião. Esses "seres" são então mostrados ao jogador que deve memorizar sua aparência. As portas serão abertas e fechadas rapidamente e o jogador deve decidor se atira ou não. É basicamente um jogo de memória e reflexos, que indicará a capacidade do jogador de fazer a avaliação rapidamente.

A produção ficou dividida da seguinte forma: no primeiro dia foram feitos os elementos visuais; no segundo dia foi feita a programação e no terceiro dia foram feitos os testes, finalização, sonorização e, como sobrou um tempinho, acrescentamos algumas cabeças ilustres para serem detonadas no processo.

Ficou curioso em saber como foram esses três dias? Então fique ligado aqui mesmo, neste bat site e acompanhe, nos próximos dias, o relato detalhado de como tudo foi produzido.

 
  Downloads
   
zoid.zip.............................:: 780 Kbytes
 
Executável do jogo. Windows 95 ou superior e direct-x.
   
 
online