Os modos de operação
do visor principal
Aprenda como mudar a forma visual do jogo


Como já foi dito em outra matéria (As instruções secretas do Zeus), o sistema de jogo do Zeus herdou uma série de recursos dos projetos anteriores de edição de adventures e um dos mais importantes e flexíveis é a forma como o jogo trata a imagem da posição local do jogador.

O formato default é conhecido como modo 0 (zero) e as telas dos locais devem obedecer rigorosamente as mesmas medidas do visor ou área destinada a mostrar essas telas.

No exemplo acima vemos o visor default contendo a imagem de uma posição (cachoeira) com as seguintes medidas: 520 x 250. É dentro desta área que o desenvolvedor cria os links e usa-os para operacionalizar as ações do jogo.

Para ver este exemplo funcionando basta entrar no Zeus, carregar o Jogo Teste Inicial e em seguinda abrir o script modos. Clique no botão executar a posição e verá o resultado. Sempre que precisar ressetar o sistema para o modo 0, basta incluir as seguintes instruções:

 
  telmod 0
  tela image1.jpg
refresh

Note que o modelo default inicial por ter o índice zero (0) é portanto a forma como normalmente o sistema trata as imagens das posições ou locais do jogo.

O modo 1 trabalha com uma imagem bem maior que a área de visualização da posição, a qual pode ser deslocada para que o jogador possa acessá-la completamente. Clique na opção modo 1 (no próprio Jogo Teste) e avalie as diferenças deste para o modelo anterior.

 
  telmod 1
tela image2.jpg
refresh

Clique no botão esquerdo do mouse e arraste o fundo até os limites possíveis para ele. O tamanho de cada tela de posição pode ser definido sem necessidade de criar um padrão de tamanhos (desde que as medidas sejam iguais ou maiores do que a área do visor.

No modo 2, o deslocamento da tela ocorre apenas na horizontal e ela deve ser produzida de modo a ser tratada como uma imagem circular. Clique na opção modo 2, clique no botão esquerdo do mouse e arraste a imagem para ter a sensação de movimento da câmera (ou jogador).

 
  telmod 2
tela image3.jpg
refresh.

Neste modelo, a idéia a ser passada ao jogador é a de que ele econtra-se no centro da posição e gira sobre seu eixo vertical, tendo portanto uma visão de movimento no local.

Com esses três modelos funcionais é possível criar inúmeros jogos, podendo inclusive alterná-los dentro de um mesmo jogo. Os links obedecem as posições relativas e são definidos normalmente (como na tela fixa).

No modo 2 (circular) é preciso tomar cuidado apenas com os links que ficam nos limites ou encontro das bordas da tela, porque o sistema não quebra um link em duas partes. Nestes casos, será preciso definir dois links distintos.


ZEUS MAGAZINE - revista de programação de adventures