O Zeus operando
em modo offline
Para quando não for possível ter uma conexão estável


Os usuários pediram e... fizemos. Um modo especial de funcionamento do Zeus (offline) para quando a internet não estiver estável ou para aqueles momentos quando o autor quer total e absoluta privacidade nos seus experimentos. Mas fomos um pouco além disso e incluimos também a possibilidade de criar adventures que não tenham (ainda) um correspondente online.

Embora o conceito de jogo no Zeus seja o da interatividade, do desenvolvimento assistido, presenciado por todos aqueles que acessarem o dito cujo, permanecendo e formando assim uma "nuvem" de jogos, o modo offline vem para auxiliar no desenvolvimento dos jogos pré existentes.

Então ficamos assim: você (e/ou sua equipe) criou o jogo, está trabalhando nele normalmente, quer aproveitar a portabilidade do sistema e testar algumas modificações, enquanto está viajando, ou na faculdade, ou no sitio do tio e não tem internet por perto. Ou então quer experimentar um novo modelo de adventure mas ainda não está 100% certo de que a idéia é boa, então quer fazer uns testes e ver como fica.

Sem problema, basta clicar no botão offline no topo do Zeus.

Ok, agora vamos com calma... Todo cuidado é pouco e antes de seguir adiante, é recomendável ler (pelo menos umas 10 vezes) o que se segue. Senão vai acabar achando que nada mais está funcionando direito.

A primeira coisa a prestar atenção é o fato de que, em modo offline todo o jogo estará ou deverá estar localmente no seu computador. Não vai dar pra baixar aquele script específico, ou aquela imagem, som, etc. O modo offline é uma ferramenta do Zeus e não um Zeus diferente, para criação de adventures independentes (ainda que seja possível criar offline quantos adventures você quiser ou couber no seu HD).

Como consequência disso, o trabalho inverso, ou seja, retornar o jogo para a nuvem (local onde estao os anjos e os adventures do Zeus) deverá ser cercado de todos os cuidados possíveis. É tão complexo que ainda não liberamos esse recurso plenamente, pois existem questões importantes a serem definidas antes.

Por exemplo: um jogo existente é baixado para edição offline. Ao mudar uma única virgula, ele já está diferente do jogo online. Não existe uma função "sincronizar", pois isso seria o mesmo que exigir a conexão com a internet à plena carga (e estamos tentando contornar justamente isso). Então você terá que ter sempre em mente que modificou algo só pra sí mesmo. Para compartilhar essas modificações com outros usuários, autores ou membros da sua equipe ou grupo, bem, vai ter que voltar ao modo online.

Agora o cuidado: durante o tempo que esteve editando offline, outro usuário pode ter feito melhorias em seu jogo. Então o jogo agora nem é mais aquele que você baixou para fazer modificações em off. Complicado não?

Para os jogos restritos, nos quais o autor trabalha sozinho ou a equipe está em permanente contato, isso pode nem ser um problema, mas para os jogos abertos certamente será.

A recomendação que fazemos é: use esse recurso com muito cuidado, ou melhor, use-o como uma ferramenta para testar localmente variações e determinados aspectos do seu jogo e só então retorne as partes que alterou. Isso pode ser feito manualmente sem grande problemas.

Ao entrar em modo offline, o menu passa a ser como a figura ao lado. O primeiro botão permite o download de qualquer jogos presente no Zeus, para edição.

O segundo botão permite retornar todo o jogo para a nuvem de adventures do Zeus (ainda não implementado).

Já o terceiro botão permite (isso mesmo) criar um novo jogo localmente, definindo um nome curto para ele. Os jogos locais estarão sempre numa pasta (dentro da pasta onde está o Zeus) cuja composição é dada pelo nome do jogo, mais "-off". Todos os arquivos referentes a este jogo específico estarão dentro desta pasta. Para iniciar a edição, basta dar um clique duplo no nome do jogo desejado.

Outro ponto importante: durante a edição offline, se ainda houver conexão com a internet, as páginas de ajuda e informações, nem como todo conteúdo web, ainda poderá ser acessado, mas todas as demais funções e recusos online do Zeus estarão desligados. A edição em si, do jogo, segue o mesmo modo operacional do modo online e portanto não deverá ser problemática.


ZEUS MAGAZINE - revista de programação de adventures