Os
usuários pediram e... fizemos. Um modo especial de
funcionamento do Zeus
(offline) para quando a internet não estiver estável
ou para aqueles momentos quando o autor quer total e absoluta
privacidade nos seus experimentos. Mas fomos um pouco além
disso e incluimos também a possibilidade de criar
adventures que não tenham (ainda) um correspondente
online.
Embora
o conceito de jogo no Zeus
seja o da interatividade, do desenvolvimento assistido,
presenciado por todos aqueles que acessarem o dito cujo,
permanecendo e formando assim uma "nuvem"
de jogos, o modo offline vem para auxiliar no desenvolvimento
dos jogos pré existentes.
Então
ficamos assim: você (e/ou sua equipe) criou o jogo,
está trabalhando nele normalmente, quer aproveitar
a portabilidade do sistema e testar algumas modificações,
enquanto está viajando, ou na faculdade, ou no sitio
do tio e não tem internet por perto. Ou então
quer experimentar um novo modelo de adventure mas ainda
não está 100% certo de que a idéia
é boa, então quer fazer uns testes e ver como
fica.
Sem
problema, basta clicar no botão offline
no topo do Zeus.
Ok,
agora vamos com calma... Todo cuidado é pouco e antes
de seguir adiante, é recomendável ler (pelo
menos umas 10 vezes) o que se segue. Senão vai acabar
achando que nada mais está funcionando direito.
A
primeira coisa a prestar atenção é
o fato de que, em modo offline todo o jogo
estará ou deverá estar localmente no seu computador.
Não vai dar pra baixar aquele script específico,
ou aquela imagem, som, etc. O modo offline
é uma ferramenta
do Zeus e não um Zeus diferente,
para criação de adventures independentes (ainda
que seja possível criar offline quantos adventures
você quiser ou couber no seu HD).
Como
consequência disso, o trabalho inverso, ou seja, retornar
o jogo para a nuvem (local onde estao os
anjos e os adventures do Zeus) deverá ser cercado
de todos os cuidados possíveis. É tão
complexo que ainda não liberamos esse recurso plenamente,
pois existem questões importantes a serem definidas
antes.
Por
exemplo: um jogo existente é baixado
para edição offline. Ao mudar
uma única virgula, ele já está diferente
do jogo online. Não existe uma função
"sincronizar",
pois isso seria o mesmo que exigir a conexão com
a internet à plena carga (e estamos tentando contornar
justamente isso). Então você terá que
ter sempre em mente que modificou algo só pra sí
mesmo. Para compartilhar essas modificações
com outros usuários, autores ou membros da sua equipe
ou grupo, bem, vai ter que voltar ao modo online.
Agora
o cuidado: durante o tempo que esteve editando offline,
outro usuário pode ter feito melhorias em seu jogo.
Então o jogo agora nem é mais aquele que você
baixou para fazer modificações em off. Complicado
não?
Para
os jogos restritos, nos quais o autor trabalha sozinho ou
a equipe está em permanente contato, isso pode nem
ser um problema, mas para os jogos abertos certamente será.
A
recomendação que fazemos é: use esse
recurso com muito cuidado, ou melhor, use-o como uma ferramenta
para testar localmente variações e determinados
aspectos do seu jogo e só então retorne as
partes que alterou. Isso pode ser feito manualmente sem
grande problemas.
Ao
entrar em modo offline, o menu passa a
ser como a figura ao lado. O primeiro botão permite
o download de qualquer jogos presente no Zeus,
para edição.
O segundo botão permite retornar todo o jogo para
a nuvem de adventures do Zeus
(ainda não implementado).
Já
o terceiro botão permite (isso mesmo) criar um novo
jogo localmente, definindo um nome curto para ele. Os jogos
locais estarão sempre numa pasta (dentro da pasta
onde está o Zeus)
cuja composição é dada pelo nome do
jogo, mais "-off". Todos os arquivos
referentes a este jogo específico estarão
dentro desta pasta. Para iniciar a edição,
basta dar um clique duplo no nome do jogo desejado.
Outro
ponto importante: durante a edição offline,
se ainda houver conexão com a internet, as páginas
de ajuda e informações, nem como todo conteúdo
web, ainda poderá ser acessado, mas todas as demais
funções e recusos online do Zeus
estarão desligados. A edição em si,
do jogo, segue o mesmo modo operacional do modo online e
portanto não deverá ser problemática.