Logo abaixo você
tem o painel principal do jogo:
O campo 1
apresenta o "esquema" (mapa) da posição
onde você se encontra. Nele é possível notar
as direções de movimento do local (norte, sul, leste
e oeste). Você tanto pode usar um comando digitado, com a
direção desejada ou simplesmente clicar na direção
que deseja seguir.
No campo 2
são mostradas as mensagens que o sistema dá ao jogador,
para orientá-lo durante a partida e em resposta aos comandos.
O campo 3
apresenta os objetos que estão no local e o campo 4
apresenta os objetos que o jogador carrega. O campo 5
é o campo de digitação do jogador e, para que
o jogo tenha andamento, precisa conter sempre o foco da entrada
de dados (clique nele se o cursor não estiver piscando no
canto esquerdo).
Para jogar basta informar
ao computador o que se deseja que ele faça, digitando uma
frase no campo 5
composta por verbo + objeto ou clicar numa determinada
área do painel.
ATENÇÃO:
no Serra Pelada o jogador joga em parceria com o computador, portanto
não estranhe mensagens como "Nós estamos...".
Por exemplo: no painel
acima vemos que o jogador possui 3 objetos: uma
sacola, um relógio e uma carteira. Para deixar a sacola de
lado (na praça) é preciso soltá-la. Basta digitar
"solte a sacola"
no campo 5
pressionar enter.
Ou então clicar
na sacola e arrastá-la até o campo 3
ou o campo 1,
que o sistema entenderá o que o jogador pretende. Da mesma
forma, para pegá-la novamente basta digitar "pegue
a sacola" ou arrastá-la do campo 3
para o campo 4.
Para obter mais informações
sobre um determinado objeto (a sacola por exemplo), basta digitar
o comando "examine a sacola"
ou dar um clique duplo sobre ela.
ATENÇÃO:
Ao examinar um objeto o sistema pode variar o grau de informações
que fornece sobre ele, caso ele esteja no local ou com o próprio
jogador. Ter um objeto consigo permite sempre uma "descrição"
mais detalhada do mesmo.
Os campos 3
e 4 são
limitados quanto à apresentação dos objetos.
Pode haver mais objetos do que o mostrado, tanto com o jogador,
quanto na posição atual. Para ter certeza tudo que
existe no local, basta digitar o comando "examine
o local" ou apenas "ex
loc". Para uma listegem completa de todos os
seus objetos, digite "temos".
Para mover-se de um
local para outro, o jogador (baseado no que vê no campo 1)
pode indicar a direção que seja seguir (por exemplo
digitando "norte"),
clicar sobre a estrada ou caminho que deseja seguir (o cursor do
mouse muda para indicar a direção) ou simplesmente
pressionar uma tecla de seta correspondente à direção
desejada (se não houver nada digitado no campo 5).
Sempre que o jogador
muda de posição, o sistema dá uma descrição
genérica do local. Sempre que o jogador pressiona a tecla
enter, desde que não exista nada digitado no campo 5,
ele apresenta essa mesma descrição, caso o jogador
precise "lembrar" detalhes de onde se encontra.
Uma posição
para o jogador é portanto a soma do "esquema" que
ele vê no campo 1
mais a descrição dada no campo 2.
Caso queira ter uma
idéia geral sobre o garimpo e uma indicação
de onde está nele, basta digitar apenas o comando "mapa". |