Aventuras em Serra Pelada
 

Apresentação
o enredo do jogo e seus objetivos


 

Fama e fortuna estão à sua espera no mais famoso
garimpo do Brasil.

Serra Pelada é, sem dúvida nenhuma, o garimpo mais famoso do Brasil e a nossa aventura tentará reproduzir uma "busca ao tesouro" a partir de um determinado acontecimento.

"João Dente de Ouro", um famoso garimpeiro, certo dia encontrou num dos barrancos de Serra Pelada, uma pepita pesando algo em torno de 70 quilos. O garimpo todo foi agitado por uma febre de festejos e, às 3 horas da manhã do quarto dia, debaixo de um terrível temporal, "João Dente de Ouro" desapareceu.

Uns dizem que ele foi morto quando tentava sair de Serra Pelada por uma estrada de terra, mas outros afirmam que ele morreu num desabamento provocado pelas chuvas.

De certeza só há um fato: a grande pepita, que foi logo apelidada de "Dívida Externa", devido ao seu tamanho, não saiu do garimpo e está à espera de que alguém a encontre.

De tempos em tempos (por causa das chuvas) todo o garimpo é fechado e os barrancos se transformam num grande lago. Ninguém pode garimpar lá e o acesso é proibido até para os poucos moradores que ainda resistem em abandonar a busca.

O jogo começa no dia 7 e o jogador tem até as 12hs do dia 15 para encontrar a sua fortuna. Portanto, você terá que ser rápido nas ações e decisões. O tempo não para.


Observações importantes:

Serra Pelada não é mais o mesmo lugar dos velhos e bons tempos. A decadência tomou conta de tudo e pouquissimas pessoas ainda se aventuram por aquelas bandas. O garimpo é um local muito perigoso para os incautos e para os espertinhos. Lá não existe ordem, apenas a lei do mais forte.

Se você pretende obter algum sucesso, então haja naturalmente e procure acumular alguma riqueza. Trabalhe duro que sua recompensa aparecerá. Não deixe o ouro se transformar na sua perdição.

Para garimpar deve-se usar o comando "garimpe no local".

É claro que serão necessários alguns objetos para que tal ação se realize. Você pode aquirir esses objetos no único armazém de Serra Pelada. Os preços porém são altíssimos. Isto é decorrente do abastecimento precário de mercadorias, que ainda é feito por avião, o que acaba encarecendo os produtos. Mas a compra não é a única forma de se obter um objeto. Você poderá eventualmente tentar a troca, ou...

Todo ouro que você conseguir deve ser vendido à Caixa Econômica, que possui uma agência no garimpo especialmente para isto. Você já possui uma conta corrente lá e poderá depositar ("deposite na conta", "deposite a grana" ou "deposite a grana na conta") ou retirar ("saque da conta" ou "saque grana") dinheiro dela.

O depósito é feito integralmente, ou seja, todo dinheiro que você tem em mãos é depositado. Os saques são de R$ 100,00 até zerar a conta. Por sorte (e decisão do autor), não tem cpmf neste jogo. Saque quantas vezes quiser.

Não é aconselhável andar pelo garimpo com muito dinheiro no bolso ou com uma quantidade significativa de ouro. Isto pode despertar a cobiça de um tipo todo especial de garimpeiro.

Por falar nisto, muito cuidado com o Bôca de Traíra, o mais cruel e sanguinário meliante de Serra Pelada. Cuidado também à noite, pois no garimpo a iluminação é muito precária. As pessoas mais conhecidas da cidade são: o médico, o chefe dos mineiros, o velho Mathias, o guarda da Caixa, o Alemão do bar, a telefonista, o delegado, o Bôca de Traíra, o mineiro, o dono do armazém, o gerente da Caixa e o João Dente de Ouro. É aconselhável manter relações amigáveis com este pessoal pois eles podem fornecer informações preciosas sobre a vida em Serra Pelada.

Para obter uma informação use o verbo perguntar. Por exemplo: "pergunte ao gerente sobre o João". As respostas e os diálogos aparecerão sempre entre aspas. Para saber quantos reais você tem use o comando "quanta grana", ou "quanto ouro" para saber a quantidade de ouro.