Neste ponto é
preciso tomar algumas decisões importantes, como por exemplo
como será o painel do jogo e como o jogador irá interagir
com ele. Imagine como a trama poderá ser
melhor narrada. Qual é o "clima" que você
quer dar ao jogo; se ele será soturno, pesado, introspectivo
ou se será uma coisa leve, clara, simples e fácil
para o jogador se relacionar com os diversos itens da estrutura.
Os items principais
são: área gráfica (onde irão aparecer
as imagens), área de mensagens (os textos propriamente ditos),
área dos objetos que estão com o jogador, área
dos objetos que estão no local atual, área para o
jogador digitar um comando e área do status ou resposta do
sistema à ação do jogador.
No
exemplo proposto, vamos imaginar que a trama será narrada
como se fosse um conto escrito para um e-reader moderno.
Um conto ilustrado, onde a mesclagem de texto e imagens irá
dar o tom da narrativa e permitir que os usuários possam
criar desvios e interações com mais simplicidade.
Para facilitar o trabalho
de construção dos gráficos, o nosso leitor
de livros eletrônicos será monocromático. Na
verdade, esse jogo poderia ser descrito como um conto interativo,
onde iremos conduzir o leitor/jogador até o ponto de descobrir
o que foi roubado e por que.
Para incrementar ainda
mais, o jogador poderá optar por ser qualquer um dos personagens
mencionados anteriormente e cada um deles traçará
um caminho até a solução final do mistério.
Decidido isso, a etapa
seguinte é desenhar o painel e algumas imagens ilustrativas.
Em seguida, crie o jogo no sistema e altere a configuração
inicial, para acomodar as novas imagens. |