projeto ZEUS
 
 

Passo-a-passo

Definindo a estrutura visual do jogo


 

Neste ponto é preciso tomar algumas decisões importantes, como por exemplo como será o painel do jogo e como o jogador irá interagir com ele. Imagine como a trama poderá ser melhor narrada. Qual é o "clima" que você quer dar ao jogo; se ele será soturno, pesado, introspectivo ou se será uma coisa leve, clara, simples e fácil para o jogador se relacionar com os diversos itens da estrutura.

Os items principais são: área gráfica (onde irão aparecer as imagens), área de mensagens (os textos propriamente ditos), área dos objetos que estão com o jogador, área dos objetos que estão no local atual, área para o jogador digitar um comando e área do status ou resposta do sistema à ação do jogador.

No exemplo proposto, vamos imaginar que a trama será narrada como se fosse um conto escrito para um e-reader moderno. Um conto ilustrado, onde a mesclagem de texto e imagens irá dar o tom da narrativa e permitir que os usuários possam criar desvios e interações com mais simplicidade.

Para facilitar o trabalho de construção dos gráficos, o nosso leitor de livros eletrônicos será monocromático. Na verdade, esse jogo poderia ser descrito como um conto interativo, onde iremos conduzir o leitor/jogador até o ponto de descobrir o que foi roubado e por que.

Para incrementar ainda mais, o jogador poderá optar por ser qualquer um dos personagens mencionados anteriormente e cada um deles traçará um caminho até a solução final do mistério.

Decidido isso, a etapa seguinte é desenhar o painel e algumas imagens ilustrativas. Em seguida, crie o jogo no sistema e altere a configuração inicial, para acomodar as novas imagens.