projeto ZEUS
 
 

Passo-a-passo

Como tomar as primeiras decisões em relação ao seu jogo


 

A trama está definida e agora você precisa definir a forma. Pense então, ou tente visualizar, como seria o jogo em funcionamento. Como seria o painel principal dele, como o jogador faria a interação com os elementos, etc.

Suas opções aqui são inúmeras. Vamos ver algumas delas mais de perto:

adventure texto: simples e fácil de ser feito, porém exige uma dose extra de trabalho nas descrições, na narrativa e nas palavras. Não pense que a falta de imagens vai facilitar o trabalho, muito pelo contrário: é preciso saber escrever bem, para que o texto conduza o jogador dentro da narrativa. A grande vantagem deste sistema é que a imaginação do jogador é uma interface gráfica muito melhor que a do micro (se é que você me entende). A desvantagem é que as pessoas tendem a considerar como sendo um jogo "meio pobre" por não ter gráficos.

adventure ilustrado: é também um modelo fácil de construir e a preocupação com os gráficos não é torturante, ou seja, as imagens serão usadas como auxílio à narrativa. Você não precisa descrever uma sala, basta mostrar uma imagem dela, concentrando-se em descrever aquilo que não aparece ou que é importante destacar. A grande vantagem deste modelo é que o uso combinado imagem/texto permite uma narrativa mais fluida, deixando o jogador mais "solto" para interpretar o jogo (além de ficar bonitinho e moderninho). A desvantagem é que as imagens podem interferir na narrativa, limitando a imaginação do jogador.

adventure gráfico: não é complicado de fazer e é o oposto do adventure texto. Nele, as imagens dão o tom do jogo e conduzem a narrativa. Permite construir estrutura bem interessantes, como um jogo point & click, ou seja, basta ir clicando que o jogo se desenrrola. A grande vantagem é que o autor terá mais controle sobre o enredo, além do poder que belas imagens terão sobre o público em geral. A desvantagem é que é bem mais trabalhoso que os outros modelos.

adventure 3D FPS online: desculpe, mas para um jogo desses você errou de canal. Não é aqui ou com o Zeus que você conseguira chegar assim tão longe, embora...

Na verdade, como regra geral pense no seguinte: o quanto você pretende que o jogador "pense" na hora de jogar? Se você tiver uma idéia interessante, que exija raciocínio e reflexão, opte pelo modelo texto ou o ilustrativo. Se sua idéia é mais imediatista, ou seja, ir em certos lugares, pegar coisas, levar até outro lugar, etc, opte pelo modelo gráfico. Mas lembre-se sempre que não é obrigado a seguir essas regras.

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