projeto ZEUS
 
 

Passo-a-passo

Regras e conceitos a serem conhecidos
antes de definir o enredo


 

Num sistema interativo e/ou colaborativo, a grande questão a ser considerada é que, além de você não ser o dono do jogo, a criação dele pode tomar rumos inesperados. Para minimizar isso (não que isso seja ruim) é importante deixar o enredo pelo menos bem "amarrado".

Traduzindo em detalhes, é recomendável que você já saiba de antemão como o jogo inicia, por onde ele passa e onde termina (se é que termina). E para isso é fundamental estabelecer em primeiro lugar a trama.

Por exemplo: seu jogo vai ser sobre a investigação de um roubo, em uma loja de antiguidades no seu bairro. Note os principais elementos aqui: um roubo, uma investigação e uma loja de antiguidades (cheia de objetos e artefatos que aguçam a imaginação).

Como ponto de partida é o bastante, mas é preciso ir um pouco além disso, para que as construções dos elementos e da narrativa permitam um trabalho de fácil compreensão.

Defina antes quem será o jogador. O investigador? O dono da loja? O policial que atendeu à ocorrência? A psicologa da delegacia? O morador do andar de cima (da loja)? Note que cada um desses personagens, conduzindo a investigação, vai impor um direcionamento característico à narrativa. Então, decida-se logo e tente "levar o resto do pessoal" na mesma direção.

Anote também que objeto será roubado. O que é ele. O que representa, signfica e como ele é fisicamente. Quem roubou e porque. Para onde foi levado e como o investigador chegará à conclusão final (recuperando ou não o objeto).

Use e abuse de papel e lapis. Rabisque, escreva, faça anotações, cometários, faça o papel do advogado do diabo e quando tiver pelo menos uma estrutura "confiável", então está na hora de seguir adiante.

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