Instruções
de tela:
tela=
arq.ext
Carrega uma tela no buffer.
refresh
Mostra
o buffer no visor da posição.
clear
FFFFFF
Limpa o buffer (Blue, Green, Red).
hud=
x,y,arq.ext
Ativa ou desativa a imagem hud.
shape
x,y,arq.ext
Coloca
o shape arq.ext no buffer.
frame
f,x,y,t,arq.ext
Coloca o frame f (do arquivo arq.ext)
no buffer, na posição x,y.
link
n,x,y,w,h,c,o,arq.ext
Define
e ativa um link de tela.
zeralinks
Desativa
todos os links da tela.
bufx
opr
Opera com
o buffer X.
bufy
opr
Opera com
o buffer Y.
efeito
nome/par
Produz
um efeito de tela.
telmod
X
Modo de tela 0, 1 ou 2.
telabox
x,y,w,h,cor
Desenha
um box na tela.
telarect
x,y,w,h,cor
Desenha
um retângulo na tela.
mospag=
arq.jpg
Carrega
imagem na tela (maior que a área do visor).
captela
Transfere
uma cópia da tela para o buffer. |
Posicionamento:
irpara
script
Move jogador de local.
ifgo
local,script
Se for o local atual, move jogador
para a nova posição.
norte= script
Define
o local ao norte.
sul=
script
Define o local ao sul.
leste=
script
Define o local a leste.
oeste= script
Define
o local a oeste.
local= script
Nome do
local atual.
ifloc=
nome,label
Salta se for o local atual.
ifloc#
nome,label
Salta se não for o local atual. |
Textos
e mensagens:
msg=
texto
Coloca o texto na área de mensagens.
msg#
texto
Adiciona parágrafo, na área
de texto.
msg+ texto
Anexa ao
parágrafo.
str=
texto
Define uma string.
str+
texto
Acrescenta texto.
str# texto
Mostra string e apaga.
defmsg
x,texto
Define mensagem x, com o texto.
mfont=
t,biu,cor,nome
Fonte para mensagens.
tfont= t,biu,cor,nome
Fonte para
buffer/tela.
print
x,y,texto
Imprime o texto no buffer.
display
x,y,texto
Imprime o texto na tela.
sombra
x,y,cor
Sombra para o texto. |
Registradores:
reg
reg,val
Carrega
o registrador reg com o valor val.
rnd
reg,val
Carrega o registrador reg
com um valor entre 0 e val.
add
reg,val
Soma ao registrador reg
o valor val.
sub
reg,val
Subtrai do registrador reg
o valor val.
mul
reg,val
Multiplica o registrador reg
pelo valor val.
div
reg,val
Divide o valor do registrador reg
pelo valor val.
inc reg
Incremente
o registrador reg.
dec
reg
Decrementa o registrador reg.
def
reg,nome
Define um nome para
o registrador reg.
se=
reg,val,label
Se o valor do registrador reg
for igual a val salta para o label.
se>
reg,val,label
Se o valor do registrador reg
for maior que val salta para o label.
se<
reg,val,label
Se o valor
do registrador reg for menor que val
salta para o label.
se#
reg,val,label
Se o valor do registrador reg
for diferente de val salta para o label.
loop
reg,label
Decrementa e salta enquanto o registrador
reg for maior que 0.
if=
reg,val,then ...
Se o valor do registrador reg
for igual a val executa a instrução.
if>
reg,val,then ...
Se o valor do registrador reg
for maior que val executa a instrução.
if<
reg,val,then ...
Se o valor do registrador reg
for menor que val executa a instrução.
if#
reg,val,then ...
Se o valor do registrador reg
for diferente de val executa a instrução.
|
Instruções
genéricas:
flag3
Ativa complemento de frase.
goto label
Salta para
o label.
script
nome
Executa o script nome.
funcdef
x,script
Define a função X
para executar o script.
timer=
on/off
Liga/desliga o relógio do jogo.
fim
Encerra o script.
runtime
X,script
Executa o script a
cada X microssegundos.
reload
Recarrega o script local.
restart
Reinicializa o jogo.
pausa
x
Interrompte por x milissegundos.
delay
x
Atrasa x milissegundos.
ifpal1
palavra,label
Se a primeira palavra digitada for
palavra salta para o label.
ifpal2
palavra,label
Se a segunda palavra digitada for palavra
salta para o label.
tecs
x,str
Define a tecla de função
(Fx) com a frase str.
planoz
arq.ext
Carrega uma imagem .bmp
ou .jpg no plano de fundo do Zeus.
btndef
bt,cr,x,y,imgup,imgdw,scpt
Define o botão bt
(1 a 5) para execução do script scpt.
pancur
Muda o cursor atual do painel do jogo.
|
Multimídia:
play
arquivo.wav
Toca o wave.
stop
canal
Interrompe a execução. |
Objetos:
conta
x,loc/jog
Conta objs
no local ou com o jogador.
list
loc/jog
Lista objetos na área de mensgens.
objs
loc/jog
Mostra/atualiza os shapes dos objetos.
ifoloc
obj,label
Se o objeto obj estiver
no local, salta para o label.
ifojog
obj,label
Se o objeto obj estiver
c/o jogador, salta para o label.
ifoext
obj,label
Se existir o objeto obj
no jogo, salta para o label.
pega
obj
Carrega o objeto obj.
x_peg
obj
Pega o objeto obj
com todos os procedimentos.
solta
obj
Solta o objeto obj.
x_slt
obj
Solta o objeto obj
com os procedimentos.
x_poe obj1,obj2
Coloca
o objeto obj1 dentro do objeto obj2.
esvazie
obj
Esvazia o objeto obj.
posobj
obj,local
Põe o objeto obj no
local.
criar obj
Cria um
objeto.
defobj
obj,x,parm
Define o parâmetro x
do objeto obj.
shpobj obj,parm
Muda o shape do objeto obj
para parm.
setbit
x,obj
Seta o bit x do objeto
obj.
resbit
x,obj
Reseta bit x do objeto
obj.
ifbit
x,obj,label
Se o bit x do objeto
obj for X, salta para
o label.
ifobj1
obj,label
Se o primeiro objeto for obj
salta para o label.
ifobj2 obj,label
Se o segundo
objeto for obj salta para o label.
objtag
obj,reg
Põe tags do obj no registrador. |
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