projeto ZEUS
 
 

tela= arq.ext

Carrega a tela no buffer


 

Carrega uma imagem (geralmente em formato jpg) para o buffer de tela. Esta instrução não mostra a tela, mas apenas faz o download do arquivo, se for a primeira vez que a tela é solicitada. Nas demais vezes, o sistema carrega a tela diretamente do cache de arquivos gráficos.

Trazer a tela para o buffer tem como vantagem deixá-lo preparado para que outras imagens, shapes, textos, etc, sejam acrescentados, antes de mostrá-lo ao jogador. Por exemplo: uma imagem básica de uma sala é colocada no buffer e em seguida o script determina se uma porta está aberta ou fechada, sobrepondo naquela posição apenas a imagem da porta (aberta ou fechada).

Para mostrar o conteúdo do buffer, após essa instrução, deve-se usar a instrução refresh.

Esta instrução aceitas as seguintes sintaxes: tela= arq.ext e tela arq.ext.

No exemplo abaixo podemos ver o script inicio.htm, do jogo Serra Pelada, quando obtém e mostra a tela de abertura do jogo:

//-- Script inicial do jogo -------------------------------
  tela= abertura.jpg
  refresh
  ...


listagem completa