projeto ZEUS
 
 

shape x,y,arq.ext

Carrega uma imagem no buffer


 

Carrega um arquivo gráfico, no formato jpg ou bmp e coloca-o no buffer de tela, nas coordenadas x,y. Nos arquivos do tipo bmp, as áreas na cor Fuchsia são consideradas áreas transparentes.

Para mostrar o conteúdo do buffer, após essa instrução, deve-se usar a instrução refresh.

Esta instrução aceita as seguintes sintaxes: shape e shape=. Duas variações dela podem ser grafadas como shape# e shape*, sendo que nestes casos as imagens são colocadas no painel principal do jogo (shape#) ou numa área especial denominada "mapa" (shape* - desativada nesta versão do Zeus).

No exemplo abaixo, no jogo Amazônia, quando o jogador chega na esplanada da pedra, a imagem do local é carregada e se a pedra tampa a passagem, o shape correspondente é colocado no lugar certo. Além disso, se a corda estiver amarrada na pedra, isso também é considerado:

//== posic11 (esplanada da pedra) ========================
  reg Posic,11
  reg PdrX,288
  reg PdrY,180
  se= PasSecreta,0,PasFechada
  reg PdrX,358
  reg PdrY,200
:PasFechada
  tela= amz0d78.jpg
  se= CordaNaPedra,1,Lp1
  shape PdrX,PdrY,pedra0d.bmp
  goto Cont
:Lp1
  shape PdrX,PdrY,pedra1d.bmp
  goto Cont

  ...

:Cont
  refresh
  msg= Estamos numa esplanada.
  ...

.


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