projeto ZEUS
 
 

hud= parâmetro

Liga/desliga/carrega o hud


 

O hud é uma tela auxiliar que é transferida para o buffer de tela, antes da tela sofrer o refresh, ou seja, ser mostrada. Com isso obtem-se o efeito de uma imagem que está sempre sobreposta à visão do jogador.

A instrução comporta duas sintaxes:

hud= param ou apenas hud param

Os parâmetros podem ser:

on = ativa o uso da tela hud;

off = desativa o uso da tela hud;

x,y,arq = posição X,Y do hud no buffer, definida a imagem no arquivo ARQ;

O recurso hud é usado (por exemplo) no jogo Resgate na Serra do Roncador, quando o jogador mergulha no lago, possuindo um equipamento de mergulho.

//=== Mergulha em algum ponto do rio/lago ----------------
  ifojog TANQUE,Tenho
  msg= Mergulhar aqui sem um tanque de oxigênio? Ficou ma
  reload
  fim
:Tenho
  hud= 0,0,mask1.bmp
  setbit 20,TANQUE
//Mergulha apenas em determinados locais
  ...


listagem completa