projeto ZEUS
 
 

Editando com segurança

Conheça como o sistema trata o conteúdo dos jogos e como recuperar ou desfazer alterações


 

Uma das primeiras dúvidas que um colaborador ou autor tem, em relação a qualquer jogo aberto é: e se eu cometer um erro e quiser corrigir, tem como recuperar uma coisa feita anteriormente?

A resposta é: sim, tem como. Mas antes de chegar à solução, é preciso entender algumas coisas. Em primeiro lugar o jogo é de fato a sua versão online e qualquer alteração feita nele está disponível no mesmo instante para qualquer pessoa que acessar o sistema (e em especial esse jogo em edição). Portanto, quando você altera um script tenha em mente que você alterou o jogo em si e que essa alteração pode ter consequências importantes dentro da mecânica ou narrativa dele.

A primeira "regra" de ouro a seguir é: altere, edite, inclua, exclua, crie, etc, apenas quando tiver certeza do que está fazendo. Não fique fazendo experiências ou programando por tentativa e erro, no corpo principal do jogo. Isso pode interferir com a narrativa do mesmo.

Aqui você poderia perguntar então porque o Zeus não tem um modo de edição offline, onde se pudesse testar tudo antes de tornar disponível?

A resposta é bem simples: porque não é este o propósito do sistema. Nosso objetivo é ter um sistema cobalorativo, onde a edição, com todas as suas características, faz parte da diversão também. Não é apenas jogar o jogo que importa, mas participar da sua construção. E participar da criação implica em que, na maior parte do tempo, as pessoas cometerão erros efarão mudanças que outros poderão não concordar. Lidar com isso é a chave para que o termo "colaborativo" faça realmente sentido.

Então, todo aquele que pretende colaborar, editando ou criando seu jogo, precisa ter em mente que nenhum colaborador está acima de outro. Todos são iguais perante o jogo e todos tem a mesma importância e relevância para com a obra. E isso impõe, evidentemente, que todos tem responsabilidades no resultado apresentado.

Ok, mas e se ocorrrerem erros, ou se eu quiser cancelar uma alteração ou ainda se algum idiota apagar tudo ou mesmo se eu quiser programar alguma coisa por tentativa e erro?

Se você não tem certeza se o que está pretendendo fazer vá funcionar mesmo, faça-o fora do corpo principal do jogo. Crie um script fora da sequência natural da narrativa e programe-a até que ele funcione direito ou como você pretenda que ele funcione.

Por exemplo: digamos que a sua solução para o local praça seja bem diferente da que está disponível. Ao invés de editar diretamente o script praça, crie um script chamado praça2 e teste-o à exaustão. Quando atingir o pretendido, apenas edite os links que enviam o jogador à praça, para enviá-los à praça2.

Você pode inclusive criar um tópico, no mainboard, para ouvir sugestões e crítivas sobre a alteração que está propondo na praça. Outras pessoas poderão carregar diretamente o script praça2, rodá-lo como se já estivesse no jogo.

Participar de um jogo colaborativo é isso: trocar idéias, aceitar críticas, aceitar ou rejeitar mudanças, de forma responsável e adulta. Sem que ninguém se sinta constrangido a propor mudanças ou se comporte como o dono da verdade, vetando tudo que não aceita como parte racional do jogo.

Quanto às correções ou recuperação de perdas, você precisa entender como é o sistema de segurança do Zeus, que está baseado em 3 estruturas de backups redundantes, sendo uma delas totalmente automática e independente da sua vontade ou ação.

Em primeiro lugar, tudo que você alterar (mesmo uma letra dentro de um script) é gravado no servidor do Zeus. Assim, desde o primeiro instante de vida do jogo, tudo o que os colaboradores fizerem nele fica registrado.

Você tem acesso a esse registro pelos links de histórico dos elementos (geralmente uma letra [ H ] na janela de edição. As alterações (ou versões anteriores) são apresentadas por data e por quem as realizou. Sempre que você grava um script, uma imagem, um som, ou altera uma tabela é feito o registro. Basta dar um clique duplo em um registro que ele é automaticamente baixado para edição. Se você gravá-lo, ele passa a ser a versão atual do jogo.

Em segundo lugar existe o bakup completo do jogo, que você pode efetuar para o seu HD e que é organizado por pastas, em relação ao dia que foi feito o backup, bem como o nome do jogo.

No painel de edição dos scripts há um botão específico para ter acesso aos seus backups. Aqui também basta selecionar o backup desejado, dar um clique duplo no elemento que se quer recuperar, que ele passará imediatamente à edição.

Em terceiro lugar há o backup rápido, por elemento (e que não tem relação direta com o backup completo, ou seja, não altera o conteúdo dele). Geralmente são dois botões com os dizeres HD save e HD load. Com eles você pode gravar e recuperar instantaneamente o elemento que está editando, ou seja, você pode fazer uma cópia inicial do script (por exemplo) para que possa "retornar ao início antes de qualquer modificação feita por você".

Mas lembre-se que tanto o segundo quanto o terceiro modelo de backup estão relacionados com o seu micro e portanto, durante a sua edição algum outro colaborador pode ter feito modificações no script online. Eles foram implementados mais para que você controle melhor as suas próprias edições.

Dai a importância de fazer modificações apenas quando tiver certeza da sua eficácia ou propô-las à parte, antes de implementá-las definitivamente no jogo.