projeto ZEUS
 
 

Funções especiais

Definição e uso das funções especiais do jogo


 

Todos os jogos possuem um conjunto de 13 funções especiais que podem ser usadas pelo programador, de acordo com a funcionalidade de cada uma. Cada função é na verdade um script criado e editado como os demais scripts de programação do jogo.

Ao inicializar uma partida, as funções são todas zeradas e portanto, para que se dê o seu uso, o script inicial deve conter a definição de cada uma delas. Essa definição é feita basicamente atribuindo à função o nome de um script.

Por exemplo: fncdef 2,explode essa instrução atribui o nome do script explode à função número 2, que é na verdade a "bomba relógio". Isto significa que, quando o registrador 8 zerar, após ter recebido um valor positivo qualquer, é justamente o script explode que será executado antes da frase ou comando do jogador ser processada.

A definição ou desativação das funções podem ocorrer a qualquer momento, porém é recomendável que a definição seja feita no script inicial do jogo.


Uso programado das funções

São 13 funções por jogo, numeradas de 0 a 12. Elas representam as seguintes operações:

 0: reservada
 1: reservada
 2: sempre que o contador/registrador 8 zera
 3: sempre que andar no escuro o máximo permitido
 4: função que encerra o jogo (botão fim)
 5: função sempre que pressinar enter/comando
 6: função sempre que mudar de posição
 7: sempre que clicar no painel
 8: sempre que percorrer o painel com o mouse
 9: sempre que soltar o botão do mouse no painel
10: contador negativo do relógio = 0
11: sempre antes do script da posição
12: reservada