O
Amazônia é
um jogo do tipo adventure, onde o principal objetivo é escapar
da selva amazônica após um acidente aéreo. O
jogador inicia a partida junto aos destroços do avião
e vai agindo de acordo com a situação que se apresentar,
sempre tendo como parâmetro de atitude uma situação
real.
As ações são executadas a partir de frases,
compostas com verbo mais objeto. Em alguns casos pode-se usar dois
objetos numa única frase. O sistema aceita palavras abreviadas
e o uso de pronomes, no lugar dos objetos. Por exemplo:
Pegue
a mala
Examine-a
Solte-a
O
jogo possui um sistema de reconhecimento de frases que dispensa
a digitação das palavras por inteiro. Por exemplo:
EXA e EXAM correspondem à
palavra EXAMINE. Tal sistema funciona a partir
de um buffer onde as palavras estão arquivadas de acordo
com a sua importância no jogo, ou seja, o sistema utilizará
a primeira palavra que satisfaça o que foi digitado pelo
jogador. Quanto mais letras forem fornecidas, mais acertadamente
o sistema se manifestará.
A
acentuação ortográfica deverá ser respeitada,
caso contrário a palavra não será reconhecida.
Acentue de acordo com as regras de acentuação da língua
portuguesa.
As
operações típicas de um adventure, como movimentar-se
pelo jogo, pegar e soltar objetos, examiná-los, etc, podem
ser feitas de forma direta, usando a digitação do
comando ou através do mouse e do visor. Toda a movimentação
básica é feito pela imagem que descreve o local ou
seja, o jogador "anda" clicando nos links (áreas)
ativos de cada posição.
Um
clique duplo sobre um objeto corresponde a examiná-lo. Arrastando
um objeto de sua posse até o campo "No local"
ou soltando-o na posição, a ação equivalente
é idêntica a soltar o objeto. Arrastar para o campo
"Com você" equivale a pegar o objeto.
Se
um objeto arrastado for solto sobre outro objeto, a ação
equivalente é uma tentativa de colocar o objeto arrastado
dentro do segundo objeto.
E
o mais importante: o jogo responderá às ações
como se fosse a sua "vóz da consciência". |