Amazônia
 
Como jogar essa versão
aprenda os truques da interface, antes de se arriscar na selva

 

O Amazônia é um jogo do tipo adventure, onde o principal objetivo é escapar da selva amazônica após um acidente aéreo. O jogador inicia a partida junto aos destroços do avião e vai agindo de acordo com a situação que se apresentar, sempre tendo como parâmetro de atitude uma situação real.

As ações são executadas a partir de frases, compostas com verbo mais objeto. Em alguns casos pode-se usar dois objetos numa única frase. O sistema aceita palavras abreviadas e o uso de pronomes, no lugar dos objetos. Por exemplo:

Pegue a mala
Examine-a
Solte-a

O jogo possui um sistema de reconhecimento de frases que dispensa a digitação das palavras por inteiro. Por exemplo: EXA e EXAM correspondem à palavra EXAMINE. Tal sistema funciona a partir de um buffer onde as palavras estão arquivadas de acordo com a sua importância no jogo, ou seja, o sistema utilizará a primeira palavra que satisfaça o que foi digitado pelo jogador. Quanto mais letras forem fornecidas, mais acertadamente o sistema se manifestará.

A acentuação ortográfica deverá ser respeitada, caso contrário a palavra não será reconhecida. Acentue de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa.

As operações típicas de um adventure, como movimentar-se pelo jogo, pegar e soltar objetos, examiná-los, etc, podem ser feitas de forma direta, usando a digitação do comando ou através do mouse e do visor. Toda a movimentação básica é feito pela imagem que descreve o local ou seja, o jogador "anda" clicando nos links (áreas) ativos de cada posição.

Um clique duplo sobre um objeto corresponde a examiná-lo. Arrastando um objeto de sua posse até o campo "No local" ou soltando-o na posição, a ação equivalente é idêntica a soltar o objeto. Arrastar para o campo "Com você" equivale a pegar o objeto.

Se um objeto arrastado for solto sobre outro objeto, a ação equivalente é uma tentativa de colocar o objeto arrastado dentro do segundo objeto.

E o mais importante: o jogo responderá às ações como se fosse a sua "vóz da consciência".