Como é o jogo
conheça os principais truques e as manhasdo jogo

Torpedo é um jogo do tipo "acerte o alvo", onde o objetivo é afundar o maior número possível de navios, no menor tempo e acumulando a maior quantidade de pontos. Os pontos são dados ao jogador em função dos seus acertos. Torpedo perdido, paga multa; submarino afundado, multa também.

O jogo opera em dois ambientes: na superfície e em baixo da água. Na superfície vale a regra: nem sempre você estará olhando na direção certa.

Lembre-se que você está no comando do submarino, vendo o que acontece na superfície do mar a partir de um periscópio. O periscópio gira em seu eixo, descrevendo um círculo completo, independente da direção do submarino. Logo, para "atirar" para frente é preciso alinhar o submarino e a visão do periscópio.

Para alinhar ambos existe o controle de giro, formado por duas "bússolas": a superior indica a direção do periscópio e a inferior a direção do submarino. Quando ambas estão alinhadas, a lâmpada em baixo acende (azul). Isto significa que o jogador está olhando na mesma direção do submarino e portanto pode usar essa visão para ajustar o disparo dos torpedos. Para girar o periscópio, basta pressionar o botão esquerdo do mouse, dentro da área de visão do jogador e movê-lo para direita ou esquerda.

Para mover o submarino o jogador dispõe de um controle de manobras, com duas velocidades e duas direções (esquerda e direita). Ao clicar no lado esquerdo do controle (ou pressionar a tecla "Q"), o submarino inicia um giro nesta direção. Cliclando novamente, a velocidade do giro aumenta. O mesmo para a direita (tecla "W"). O giro termina sempre que o periscópio e o submarino ficam alinhados. Nestes casos, para iniciar novo giro é preciso, as vezes, clicar novamente no sentido do movimento desejado.

Estando alinhados, é hora de disparar os torpedos. Para isso o jogador dispõe de dois tubos de lançamento dianteiros. Antes de lançar um torpedo é necessário "carregá-lo". Basta pressionar o botão correspondente (ou as teclas "1" ou "2"). Quando estiver pronto, ouve-se um estalo e o botão fica aceso (vermelho). O torpedo está pronto para o disparo. Note, pela imagem maior, que o torpedo não trilha exatamente no centro do visor, mas dependendo do tubo usado, um pouco à direita ou à esquerda. O número indica quantos torpedos ainda estão no arsenal (não contados os dois nos tubos).

Clicando no botão vermelho ou nas teclas "1" ou "2", o torpedo correspondente é disparado. Depois é torcer para que os cálculos estejam certos e contar pontos para a vitória final sobre os invasores.

A "corrida" do torpedo mais à frente pode ser acompanhada no visor TRP. O valor indica a distância do submarino ao torpedo. No visor Dst há a indicação da distância do navio até o submarino. Esta distância é medida pelo sonar, que pode ser ligado/desligado pressionando a tecla "S" ou fornecido por apenas um ping do sonar (tecla "P").

O radar , à direita do visor Dst, indica com um ponto verde a presença de um navio, num ângulo de 60 graus, à esquerda e à direita da proa do submarino. É o único instrumento que pode ser usado para "caçar" os navios quando estiver embaixo da água. Por falar nisso, para submergir/emergir basta pressionar a tecla "D".

As barras inferiores indicam o estado do submarino e do navio-alvo. Completamente vermelha, a barra indica que o navio está prestes a afundar (só faltando portanto o tiro de misericórdia). O botão info permite o acesso ao Data Book e ao controle das missões.

O Data Book apresenta as indicações do navio-alvo e suas respectivas áreas críticas. Os dígitos indicam o valor dos danos causados pelos torpedos que as acertam. Quanto mais no centro, maiores os estragos. Fornece ainda a totalização de navios afundados, por tipo e total geral. As missões são selecionadas no quadro de missões.

É isso aí comandante. Respire fundo e mantenha a proa do submarino sempre alinhada com o visor do periscópio. E não se esqueça que, quando estão perto, os navios tem o péssimo hábito de revidar os ataques com cargas de profundidade.

 
online