Torpedo é um jogo do tipo "acerte
o alvo", onde o objetivo é afundar o maior número
possível de navios, no menor tempo e acumulando a maior quantidade
de pontos. Os pontos são dados ao jogador em função
dos seus acertos. Torpedo perdido, paga multa; submarino afundado, multa
também.
O jogo opera em dois ambientes: na superfície
e em baixo da água. Na superfície vale a regra: nem
sempre você estará olhando na direção certa.
Lembre-se que você está no
comando do submarino, vendo o que acontece na superfície do mar
a partir de um periscópio. O periscópio gira em seu eixo,
descrevendo um círculo completo, independente da direção
do submarino. Logo, para "atirar" para frente é preciso
alinhar o submarino e a visão do periscópio.
Para mover o submarino o jogador dispõe de um controle de manobras,
com duas velocidades e duas direções (esquerda e direita).
Ao clicar no lado esquerdo do controle (ou pressionar a tecla "Q"),
o submarino inicia um giro nesta direção. Cliclando novamente,
a velocidade do giro aumenta. O mesmo para a direita (tecla "W").
O giro termina sempre que o periscópio e o submarino ficam alinhados.
Nestes casos, para iniciar novo giro é preciso, as vezes, clicar
novamente no sentido do movimento desejado.
Estando
alinhados, é hora de disparar os torpedos. Para isso o jogador
dispõe de dois tubos de lançamento dianteiros. Antes de
lançar um torpedo é necessário "carregá-lo".
Basta pressionar o botão correspondente (ou as teclas "1"
ou "2"). Quando estiver pronto, ouve-se um estalo e
o botão fica aceso (vermelho). O torpedo está pronto para
o disparo. Note, pela imagem maior, que o torpedo não trilha exatamente
no centro do visor, mas dependendo do tubo usado, um pouco à direita
ou à esquerda. O número indica quantos torpedos ainda estão
no arsenal (não contados os dois nos tubos).
Clicando no botão vermelho ou nas
teclas "1" ou "2", o torpedo correspondente
é disparado. Depois é torcer para que os cálculos
estejam certos e contar pontos para a vitória final sobre os invasores.
A
"corrida" do torpedo mais à frente pode ser acompanhada
no visor TRP. O valor indica a distância
do submarino ao torpedo. No visor Dst há
a indicação da distância do navio até o submarino.
Esta distância é medida pelo sonar, que pode ser ligado/desligado
pressionando a tecla "S" ou fornecido por apenas um
ping do sonar (tecla "P").
O radar ,
à direita do visor Dst, indica
com um ponto verde a presença de um navio, num ângulo de
60 graus, à esquerda e à direita da proa do submarino.
É o único instrumento que pode ser usado para "caçar"
os navios quando estiver embaixo da água. Por falar nisso, para
submergir/emergir basta pressionar a tecla "D".
As barras inferiores indicam o
estado do submarino e do navio-alvo. Completamente vermelha,
a barra indica que o navio está prestes a afundar (só
faltando portanto o tiro de misericórdia). O botão
info permite o acesso ao Data
Book e ao controle das missões.
O Data Book
apresenta as indicações do navio-alvo e suas respectivas
áreas críticas. Os dígitos indicam o valor dos danos
causados pelos torpedos que as acertam. Quanto mais no centro, maiores
os estragos. Fornece ainda a totalização de navios afundados,
por tipo e total geral. As missões
são selecionadas no quadro de missões.
É isso aí comandante. Respire
fundo e mantenha a proa do submarino sempre alinhada com o visor do periscópio.
E não se esqueça que, quando estão perto, os navios
tem o péssimo hábito de revidar os ataques com cargas de
profundidade.
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