Chegamos
aos ponto crucial do simulador: definir que jogo sua equipe irá
fazer. Como regra geral, os jogos demandam um esforço de produção
em função do seu tipo, dos seus requisitos de hardware e
de três variáveis que serão definidas por você
e que influirão no resultado final das vendas.
Tipo
de jogo: refere-se ao tipo específico de jogo que se
pretende desenvolver. Os jogos mais simples são os de cartas, porque
toda a estrutura, regras, funcionalidade, etc, dos jogos já são
plenamente conhecidas e dominadas. Os simuladores são os mais complexos,
dada a natureza e o rigor técnico aos quais eles são submetidos.
Requisitos:
considera-se que quanto mais sofisticada ou "potente" for a
plataforma para a qual o jogo é planejado, mais informações
técnicas e recusos são necessários para a sua construção
e menor é o seu público consumidor.
Sofisticação:
varia de 1 a 10 e indica o grau de recursos e funções que
o jogo possui. Se o jogo requer apenas tiro e movimento, poderá
ter grau 1. Se além disso tiver outros controles, como pegar coisas,
montar coisas, encontrar lugares, etc, a sofisticação deve
aumentar. O grau de sofisticação influi nas vendas e no
desenvolvimento. Jogos mais sofisticados "agradam mais", porém
demandam mais esforços de produção.
Originalidade.
é o grau de similaridade que um jogo possui. Jogos pouco originais
demandam menos recursos para serem feitos, são mais facilmente
aceitos no mercado, porém sofrem forte concorrência dos seus
similares. Em alguns casos, pouca originalidade pode inclusive provocar
problemas relacionados a plágio ou cópia.
Complexidade:
mede a facilidade ou não que um jogo tem, para ser plenamente compreendido
pelos jogadores. Jogos com poucas regras, poucas funções,
etc são mais aceitos. Jogos que exigem a leitura de manuais e possuem
inúmeros controles tendem a despertar menos atenção,
porém seus entusiastas são mais fiéis aos títulos.
Você
só conseguirá construir um jogo se tiver recursos suficientes,
ou seja, se tiver dinheiro para bancar as despesas até que o jogo
fique pronto. Esta seção mostra uma previsão de quantas
semanas serão necessárias para a construção
do jogo (esse valor pode variar em função das notícias
da semana).
Ah,
e não esqueça de definir o nome que o seu jogo terá.
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