Instruções
Definindo os parâmetros inicias do jogo

A tela inicial do jogo apresenta três parâmetos a serem estabelecidos, antes de começar uma partida:

No país da inflação e do plano econômico mirabolante, usar a unidade monetária corrente é por demais perigoso: o jogo pode perder a atualidade da noite para o dia. Então adotamos para todos os cálculos financeiros a unidade "Salário mínimo". Informe neste campo o valor do salário mínimo vigente, no período.

O segundo parâmetro não é tão rígido quanto o primeiro e baseia-se na taxa de juros média, cobrada pelos bancos, para empréstimos para a área de produção. Empréstimos pessoais, cheque especial, agiotagem, etc, podem ter taxas bem mais elevadas. Porém, apenas para efeito de simulação, consideramos que o banco vai lhe emprestar o quanto você solicitar, sem pedir garantias ou hipotecas.

Se quiser ser mais rigoroso, dê um pulo ao seu banco preferido e pergunte ao gerente o quanto ele lhe emprestaria e a que taxa, em função das garantias que você pode oferecer em contrapartida.

O terceiro parâmetro refere-se ao percentual de lucratividade que você espera obter, por cada produto seu vendido. Este valor é usado basicamente para se calcular o preço final do jogo.

No topo do painel encontram-se os três principais dados gerados pelo jogo: a quantidade de recursos (grana, cacau, bufunda, pilas, etc), que você tem à sua disposição, a semana atual e a sua despesa mensal atual. Matenha sempre um olho nesses três dados e tudo funcionará razoavelmente bem.

Definidos os três parâmetros iniciais, siga em frente. Alias, o jogo funciona mais ou menos neste esquema: há uma sequência de passos a serem executados, até que se tenha um jogo pronto para comercialização ou até que se decidam coisas importantes sobre a forma de comercialização.

Apenas relembrando: as coisas só acontecem, ou seja, só são computadas quando o jogador pressiona um botão de turno.

 
online