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SBGames 2017: Fui, vi, gostei, mas...

Considerações de um Game Designer sobre o mais importante evento de desenvolvimento da área.

Renato Degiovani11-2017

Uma das propostas do SBGames sempre foi reunir num mesmo evento a Academia e a Indústria, ambas voltadas aos games. Tarefa árdua, afinal tanto uma quanto a outra tem propósitos diversos, modelos de atuação diferentes e se comportam no ambiente verde amarelo de formas completamente distintas. No entanto ambas precisam (com urgência) de um entrosamento melhor.

Apesar disso, Curitiba mostrou que as coisas estão mudando para melhor. E isso graças essencialmente a uma organização que não apenas tem um pé fincado na indústria, como também na própria academia (através dos cursos de graduação e pós graduação na área de jogos) com uma real compreensão do que seja a responsabilidade de orientar, apoiar e ampliar os horizontes de toda uma nova geração de desenvolvedores.

Quem esteve por lá e prestou atenção não viu apenas o hoje mas principalmente o amanhã, num festival de integração e interação de uma geração que, mesmo sem grandes experiências e/ou conhecimentos na área, está comprando a briga do mercado de uma forma mais consciente dos problemas.

O que ainda falta é expandir os resultados desse encontro de gerações, mentes e propósitos, objetivando um registro mais preciso e necessário do que aconteceu, acontece e (tem pinta de que) ainda vai acontecer no desenvolvimento do mercado produtor e consumidor.

Historiografar o desenvolvimento não deve ficar restrito apenas ao passado longínquo...

Informação, dados, números, cases e uma gama mais ampla de experimentos são importantes lastros para um pós evento eficiente e proveitoso. Divulgados amplamente entre e para todos os envolvidos e interessados, aproveitando ao máximo o que a tecnologia tem a nos oferecer de melhor.

Esse foi o SBGames que marca o início de uma preocupação sadia com a história do desenvolvimento brasileiro de jogos. Conhecer o passado é essencial para planejar um futuro mais seguro. Entenda-se passado aqui não apenas pelas décadas iniciais mas inclusive registros importantes de pouco mais de meia dúzia de anos.

Talvez tenha tomado corpo lá em Curitiba a semente para um extenso e amplo festival de jogos brasileiros com o qual muitos desenvolvedores sonham. Alguns há bastante tempo.

:: Link para a página do SBGames

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Renato Degiovani é game designer e produtor de jogos desde o começo da década de 80. Foi editor da revista Micro Sistemas e produz o site TILT online desde 1997.