Diversão
e informação Como criar o seu próprio sistema de quiz |
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Desde que a televisão queimou suas primeiras válvulas na transmissão ao vivo e em preto e branco de programas de auditório, um tipo de show está sempre presente na programação: aqueles baseados em perguntas e respostas. Nomes como "o céu é o limite", "oito ou oitocentos", "qual é a música", etc, etc, etc, sempre nos vem à mente como exemplos históricos deste tipo de entretenimento. E, como não poderia deixar de ser, o contemporâneo Show do Milhão. Corta: voltamos ao mundo dos jogos de computador. Sem dúvida nenhuma, o jogo brasileiro mais vendido no mercado, mais vendido até que muitos jogos da hora - top de linha, 3D, IA e mais uma montanha de frescuras marqueteiras, turbinadas a release dos fabricantes e benesses dos sites de jogos dessas nossas paragens, é de longe o Show do Milhão. Muitos irão argumentar que, lastreado pela segunda maior rede de televisão inhambiquara e pelo apresentador mais conhecido deste lado de baixo do equador, qualquer jogo chega lá. Mas vamos com calma porque as coisas não são bem assim. Não dá pra negar que a televisão e mais o Silvio Santos, catapultam o jogo para o topo, mas não devemos cometer o erro de subestimar o potencial da forma do dito cujo. Lá encontramos de tudo: desafio, aspectos culturais claramente identificados com nossas raízes, glamour, um prêmio a ser conquistado, a possibilidade de mostrar o seu conhecimento superior, humilhar os adversários e... tudo isso feito, segundo consta, em Visual Basic. Talvez o pessoal que torce o nariz para os chamados "joguinhos", ou aquela turma que prega a construção de jogos desde o zero, usando linguagens de programação arcaicas e filosofando sobre física realistica e inteligência artificial tenha uma teoria melhor para explicar o sucesso deste tipo de jogo. Corta: voltamos para nosso mundinho, aqui na TILT online. Quando imaginei o mini curso by mail, realizado em nossa lista de discussão, tinha em mente incentivar exatamente este tipo de jogo menos sofisticado e de grande potencial de entretenimento, onde um dos modelos é conhecido como Quiz. Trata-se de uma estrutura simples e que, com a internet à nossa disposição, pode render modelos e jogos pra lá de interessantes. Que tal um pool de perguntas e respostas sobre filmes, diretores, atores? Ou um sobre livros, ou sobre as coisas normais do dia a dia? Um Quiz local, com perguntas e respostas sobre os amigos? Um Quiz para ver quem adivinha o nome de uma música, tocando uns 10 segundos dela, ou passando na tela um pedaço de um filme? Nesse mundo dos jogos de perguntas e respostas, o céu é literalmente o limite. Então, pensando nisso resolvemos mostrar a vocês não apenas como fazer um Quiz em Delphi, mas dar de presente um kit completo, operacional e funcionando. Um kit de programação para quem quiser ir mais adiante, ter apenas que bolar o design do jogo. É pouco ou quer mais? Vai ter mais, pode ficar tranqüilo. A primeira questão a ser respondida (sem trocadilho) é simples: o que é um Quiz, conceitualmente falando? Ele nada mais é do que um conjunto de questões, perguntas e respostas, previamente preparadas. E vamos criar um padrão TILT para "quizes": um arquivo txt no qual quatro linhas definem uma questão. A primeira linha é o enunciado ou pergunta a ser feita; a segunda linha contém a resposta; a terceira pode conter a url para uma imagem jpeg, hospedada na internet e a quarta pode conter a url para um arquivo mp3 ou avi, hospedado na internet. Por que fizemos desse jeito? Para facilitar a troca do conjunto de questões; para os participantes não abrirem os arquivos e "dar uma olhadinha" e para ser modernoso e usar o canal http para transferir arquivos, pois assim a velocidade com que cada um recebe o arquivo é bem maior do que se o servidor do jogo enviasse a cada um deles uma cópia integral, além de permitir que todos os participantes baixem os arquivos ao mesmo tempo. Como funciona um Quiz? No nosso caso, o "apresentador" é o próprio servidor. Ele escolhe uma questão, envia a pergunta para todos os participantes e aquele que for corajoso para arriscar uma resposta, clica num botão especial. O primeiro a clicar nesse botão recebe uma espécie de "permissão" para responder. Os demais, perderam a vez. A sua resposta é então analisada pelo apresentador que decide se ela está certa ou não. Se estiver, ponto para o jogador. Na figura abaixo podemos ver, antes de definir se o usuário será apresentador ou jogador, ou seja, antes de começar um jogo, o protótipo totalmente funcional. Vale lembrar que após o início, somente o apresentador tem acesso ao camarim (onde está o editor de perguntas e respostas). Ali estão os campos principais de um chat: 1): a lista de conectados (que apresenta a pontuação e destaca com uma marca “***” o apresentador) e sua pontuação; 2): o campo onde as mensagens ao board são digitadas; 3): a pergunta que está valendo pontos (o apresentador usa esse campo para ver alternadamente a pergunta e a resposta); 4): os dados do participante (IP do servidor, para ser informado aos demais, no caso de ser apresentador) e os dois botões que definem o tipo de jogador; 5): conjunto de botões de controle do usuário;
6): campo principal onde o usuário visualiza o camarim, o board do chat (as conversas entre os jogadores), a imagem jpeg informada ou o filme avi. Os três botões em baixo da lista de conectados permite alternar esses campos. De posse deste protótipo, qualquer leitor pode montar o seu próprio Quiz e convidar os amigos para uma rodada divertida de brincadeiras. Pode jogar pela internet, em sua rede doméstica ou pedir ao administrador da sua lan preferida que permita o uso do programa. Isso sem conhecimento algum de programação. Se quiser ir um pouco mais adiante, baixe o kit de programação e modifique o sistema à vontade, criando modelos diferentes de jogos e dando um visual mais exuberante ao programa. Vale lembrar
que os assinantes do club TILT podem inclusive disponibilizar
seus Ips via servidor TILT, para encontrar outros jogadores
pelo mundo afora. |
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