Parâmetros de uma aventura
 
 

Toda aventura, livro, jogo, narrativa, etc é formada por um conjunto de parâmetros que definem a forma como o espaço é organizado, bem como o que é possível ou não fazer. O primeiro conjunto de parâmtros mostrado abaixo é exclusivo para os autores e que sejam usuários cadastrados vip. Ou seja, mesmo sendo um usuário vip, se não for o autor/criador da aventura, você não poderá editá-los.

scripts: um script é um texto que contém um conjunto de instruções que dará origem a uma página vista pelo jogador. É a parte principal da programação das aventuras e esta opção dá acesso ao editor de scripts.

objetos: dá acesso aos objetos que existirão na aventura, permitindo a edição deles na inicialização, bem como o estado atual deles numa partida.

arquivos: permite fazer uplload e deletar os arquivos gráficos e sonoros que serão usados pela aventura.

backups: se a opção de backups estiver ativada, então esta opção permite editar os scripts que foram salvos anteriormente, ou seja, recuperar alguma versão anterior de um script.

nome da aventura: você pode alterar o nome que a sua aventura usa para se identificar nas listagens.

tot regs: é o total de registradores que esta aventura usa - defina sempre um valor um pouco acima do necessário.

chave: (on/off) permite ativar um conjunto de caracteres que irão formar uma chave de criptografia das linhas de chamada das páginas html, geradas pela aventura, para que um jogador não use-as como forma de jogar desrespeitando as regras que o autor criar. É um recurso avançado e que só deve ser usado quando a aventura já estiver pronta e finalizada.

banners: ativa ou desativa o conjunto de banners oficiais da TILT online, para a divulgação de outras aventuras e/ou sites parceiros.

acesso ao código: no modo reservado apenas autor e colaboradores podem ver os scripts; no modo público qualquer usuário pode ver, embora não possa editá-los ou alterá-los.

status de publicação: são as 4 formas de apresentar uma aventura ao público em geral - no modo Restrita tanto autor como colaboradores podem editar os escripts; no modo Pública qualquer pessoa pode editar; no modo Exclusiva apenas o autor pode editar e no modo Oculta apenas o autor edita e a aventura não aparece em nenhuma listagem de aventuras.

down: permite ou não que os scripts possam ser baixados, tanto para estudo como para guardar localmente uma cópia de segurança.

backup: ativa ou desativa o modo de gravação de segurança dos scripts. Cada vez que você grava ou atualiza um script, uma cópia dele é salva em uma tabela especial. É possível acessar esta tabela e recuperar versões anteriores dos scripts.

.

Esses parâmetos se referem à definição da fonte utilizada na aventura e suas respectivas cores. Vale lembrar que esses parâmetros podem ser alterados durante a execução de um script e tal alteração só vale naquele momento. Na próxima execução os valores default prevalecem novamente.

.

São os parâmetros que definem as principais áreas da aventura, a saber:

script inicial: é o nome do primeiro script que o sistema irá executar se o jogador não tiver um IDX fixo ou se, mesmo tendo, ainda não jogou essa aventura. É por este script que são definidas as variáveis específicas da aventura.

painel: é uma imagem usada como painel geral da aventura. Geralmente ele ocupa toda a área definida pelos parâmetros jan.w e jan.h.

jan.w e jan.h: são as medidas de largura e altura geral da área gráfica da aventura.

tel.x, tel.y, tel.w e tel.h: são as coordenadas e medidas da posição e tamanho da tela que irá representar a imagem de uma posição, local ou página.

msg.x, msg.y, msg.w e msg.h: são as coordenadas e medidas da área que será usada pelo sistema default de mensagens da aventura.

variáveis globais: permite acesso ao editor de variáveis que são únicas de uma aventura, ou seja, elas são compartilhadas por todos os jogadores.

iniciar a aventura: executa o primeiro script que foi definido anteriormente. Durante a criação ou edição da aventura, as vezes, é necessário iniciar o processo pelo menos uma vez, para que todos os dados e definições dela sejam ajustados como definidos no primeiro script.

liberar acesso: permite editar a lista de usuários que podem participar da edição da aventura.

gravar parâmetros: salva as alterações efetuadas nos parâmetros da aventura..