Editor de coordenadas
 

Antes de começar o uso dessa ferramenta, exclusiva para assinantes vip do Micro Aventuras, tenha em mente que ela opera baseada no que for selecionado corretamente na edição do script. Se você está apto a usá-la, vai ver na edição, logo após o link que acessa os registradores ([R]), um botão especial. Ao pressioná-lo a ferramenta irá processar o que estiver selecionado.

Este botão funciona como on/off, ou seja, pressionou novamente a lightbox da ferramenta é desativada, sem que qualquer alteração seja feita no fonte do script. Portanto, para editar uma coordenada, basta selecionar os seus quatro parâmetros.

.

Ressetar o link significa criar um box novo no topo, no caso da ferramenta "perder" por alguma razão as coordenadas originais. O deslocamento do box que indica a posição das coordenadas funciona de modo tradicional: clicando no centro ele pode ser deslocado e na alça pequena ele pode ser reformatado. Note que ao dar "ok" na operação, as coordenadas selecionadas serão substituidas pelas novas, que foram definidas na ferramenta.

Para "ver" a figura que é indicada no link basta selecioná-la e acionar a ferramenta novamente.

São criadas duas novas tags na barra da ferramenta: [img] e [<>]. A tag img apenas "apaga" a referência a esta imagem e a tag <> assume, para as coordenadas, as dimensões nativas da imagem. Note ainda que o "ok" agora indica que a operação será de inserir as coordenadas, já que não há nenhuma selecionada.

Para incuir o painel (se existir um painel na sua aventura) basta selecionar a instrução que define o arquivo gráfico usado como painel. Lembre-se o não importa o tamanho da imagem, na aventura ela sempre ocupará a totalidade da janela do formulário. Aparecerá, na ferramenta a tag [pan], que poderá ser usada para "desativar a visão do painel.

A tela da posição atual do jogador segue o mesmo princípio de uso, bastando selecionar a instrução telpos, lembrando que as dimensões oficiais desta tela são definidas nos parâmetros gerais da aventura.

Uma vez que a ferramenta opera em resposta ao que é selecionado na edição, se ela apresentar algum funcionamento estranho, a primeira providência é verificar se esta seleção está correta. Quando nada estiver selecionado, as coordenadas serão simplesmente "inseridas" na posição atual do cursor.