Modelos funcionais para visores
 

Ao projetar uma aventura na qual o jogador poderá "ver" o local onde ele está, é possível optar por quatro modelos de visores diferentes, de acordo com a funcionalidade desejada para estruturar melhor o jogo (o visor é o componente que "mostra" a posição ou local onde o jogador está e normalmente, em aventuras gráficas, usamos normalmente uma imagem para isso).

visor= 000,px,py,wd,ht,img.ext,hud.ext,0,0

Visor com medidas fixas (a imagem será ajustada para esse tamanho automaticamente). Pode ser usada uma imagem como hud e uma strip onde frm indica quantos frames tem a strip e vlc qual a velocidade da animação.

visor= 000,px,py,wd,ht,img.ext,hud.ext,frm,vlc

Neste caso a imagem é uma "tira" com a quantidade total de frames de um "ciclo" de animação. Vale ressaltar que qualquer formato ou tamanho final da imagem é válido, desde que a quantidade de frames corresponda exatamente à quantidade de quadros informada.

visor= 090,px,py,wd,ht,img.ext,hud.ext,reg,0

A imagem é composta por 4 quadros, cada um mostrando uma direção (norte, leste, sul e oeste) em relação ao jogador. O parâmetro reg indica qual registrador contém a direção atual (0, 1, 2 ou 3) e os quatro registradores seguintes contém (se <> 0) as posições/scripts que serão executados quando o jogador clicar no centro da imagem ou pressionar a tecla seta para cima, dando o sentido de movimento para frente.

O clique na parte de baixo da imagem ou a tecla seta para baixo correspondem ao movimento de retroceder na direção oposta, sem no entando mudar a direção para onde está olhando. As teclas seta para direita e seta para esquerda (ou clicar na borda da imagem) faz com que o jogador "gire" no seu eixo vertical, mudando a direção para onde está olhando.

visor= 180,px,py,wd,ht,img.ext,hud.ext,0,vlc

A imagem da posição é maior que a janela de visualização e pode ser arrastada pelo visor tanto usando o teclado como o mouse. Este modelo funciona como se o jogador pudesse "ver" apenas parte da posição onde ele está, tendo que arrastar a imagem nas quatro direções. O parâmetro vlc indica a velocidade de deslocamento quando se usa as teclas de setas.

visor= 360,px,py,wd,ht,img.ext,hud.ext,reg,vlc

A imagem da posição é uma imagem em 360 graus (na horizontal), que o jogador pode arrastar ou usar o teclado. Reg indica a direção para a qual o jogador olha (0, 1, 2 e 3).

Tanto o modelo 090, quanto o modelo 360 utilizam 5 registradores para mapear a direção que o jogador está olhando e os scripts que serão executados se ele for numa das quatro direções possíveis. Ao executar esse script, o parâmetro externo prx carrega para o sistema qual é a direção à frente do jogador e precisa ser usado para informar à nova posição, para onde ele "olhava antes da mudaça".

Clique aqui para ver um exemplo desses modelos de visores funcionando.