Usando sons nos scripts...
 

Todas as páginas/posições (scripts), podem ter um som de entrada e tocar quando são carregadas. Esse recurso é usado para criar uma ambientação mais clara no jogo ou na posição. Para que o som seja "tocado" logo após a página ser carregada no navegador, basta usar a instrução somini:

:: somini= arq,par

Defini o arquivo no parâmetro arq como o som inicial da página/posição. Se o parâmetro par for igual a on, toca o som continuamente.

Todos os sons são gravados (assim como as imagens) em um determinado formato: mp3. Com o propósito de rodar em todos os navegadores, o sistema busca por um arquivo mp3 ou ogg. Dessa forma, quando for fazer o upload do arquivpo de som é conveniente converter todos os sons para os 2 formatos, afim de cobrir todas as possibilidades. Ambos os sons (mp3 e ogg) devem ser enviados ao servidor.

O procedimento de load é o mesmo que o de telas. O que é importante sobre os sons é o seguinte: como o sistema pode reconhecer automaticamente entre dois formatos de sons, os nomes nos campos não devem ter a extensão. Ela será definida pelo navegador que o jogador usar.

Existem mais duas instruções de sonorização, que estão incluídas no conjunto de instruções link: (ou cmd=). São elas:

:: link: clk,px,py,pw,ph,som,img ou cmd= clk,px,py,pw,ph,som,img

Coloca a imagem (png, gif ou jpg) nomeada pelo parâmetro img nas coordenadas px,py, com largura pw e altura ph, O parâmetro som será executado quando o mouse for clicado sobre a imagem. A posição px,py é referente à toda área do painel do jogo. Se algum dos parâmetros estiver precedido pelo símbolo #, então o dado a ser utilizado será o conteúdo do registrador indicado. O parâmetro som sendo igual a "offsom" desliga algum som contínuo que esteja sendo tocado.

:: link: snd,px,py,pw,ph,som1[,som2][,scp] ou cmd= snd,px,py,pw,ph,som1[,som2][,scp]

Define as coordenadas px,py, com largura pw e altura ph para a execução do parâmetro som1, quando o mouse for clicado sobre esta área. A posição px,py é referente à toda área do do jogo. Se algum dos parâmetros estiver precedido pelo símbolo #, então o dado a ser utilizado será o conteúdo do registrador indicado. O parâmetro som1 sendo igual a "offsom" desliga algum som contínuo que esteja sendo tocado.

Os parâmetros som2 e scp são opcionais, ou seja, podem ou não aparecer na linha da instrução. Som2, se estiver presente, se refere a um som tocado apenas quando o mouse "passa" sobre a área delimitada pelas coordenadas e scp é um script que será executado quando a área for clicada, podendo portanto interferir no play do parâmetro som1.

Tanto na instrução somini= quando nas demais, se o nome do arquivo de som for iniciado pelo caracter "$", então será usado um som (de mesmo nome) da biblioteca de sons do Micro Aventuras.