Os registradores: o que são...
 

Registradores são as variáveis que podemos usar dentro de uma aventura, para controlar tudo que acontece nela. Por exemplo: podemos usar um registrador para indicar se uma posição pode ser acessada ou não, ou quantas vezes o jogador/leitor passou por ela. De um modo geral, os registradores podem ser tanto valores numéricos quanto letras, palavras ou frases.

Uma aventura default, quando é criada, possui 20 registradores numerados de 0 a 19 e se você precisar de mais, o acesso vip lhe dá a possibilidade de aumentar essa quantidade de acordo com as suas necessidades.

A atribuição de valores aos registradores pode ser feita em qualquer parte do script e é justamente no script start (que é o primeiro a ser executado) o local apropriado para inicializá-los. Por exemplo: digamos que o registrador número 5 irá "contar" quantas vezes o jogador entra numa determinada posição e quando ele entrar pela terceira vez, haverá um "monstro" à sua espera.

//== script inicial ==================================
  ...
  //Registrador 5: indica qtas vezes entrou na posição
  //e se chegar a 3, enfrenta o monstro
  reg= 5,0
  ...
  fim

Note que o script inicial não apenas coloca o valor 0 no registrador 5 como serve de registro comentado da sua utilidade. Isso deve ser usado sempre porque facilita não apenas a compreensão da progração, como evita fazer confusão com os registradores. No script da posição desejada, basta fazer o incremento do registrador e o teste:

//== script da posição ==============================
  ...
  reg+ 5,1
  ifreg= 5,3,Monstro
  ...
  fim
:Monstro
  ...
  fim

A primeira instrução soma 1 ao registrador 5; a segunda testa se ele é igual a 3 e se for, "salta" para processar a partir do label ":Monstro". Se ainda não for 3, o processamento segue normalmente.

Portanto temos aqui um modelo clássico de desvio condicional, que é a base de programação de todas as linguagens de computador.

OBS: os labels são pontos de desvio dentro da programação e existem instruções que testam se o conteúdo do registrador é igual, maior, menor, diferente, etc.