Esta escrito no
título acima "página" mas poderia ser
"script", "posição",
"local", etc. Tudo depende do tipo de construção
que você estará fazendo e esses termos são na verdade
apenas uma forma de fazer referência aos principais elementos
da sua narrativa. Tecnicamente todos eles são scripts,
pois são textos compostos por linhas de instrução,
que programam o modo como cada página ou posição
funciona e como será "vista" pelo leitor/jogador.
Se já entendeu
do que se trata este sistema de aventuras e o que vai ser possível
fazer, o passo seguinte é fazer. Pelo menos a primeira página,
sala, local, posição, etc.
Nesta altura do
campeonato você já deve ter criado uma aventura e definido,
alterado ou apenas estudado os parâmetros dela. Um deles em especial
deve ter a sua atenção: script inicial.
Como o nome diz, é o primeiro script a ser executado pelo sistema
e portanto será nele onde você irá definir tudo
que for importante para a sua narrativa, mas antes ele precisa ser criado:
defina um nome (start, inicio, etc), altere o campo correspondete nos
parâmetros e grave as alterações.
O passo seguinte
é clicar na seção scripts,
ao lado do nome da sua aventura e na página a seguir procurar
pelo botão criar novo script, fornecendo o mesmo
nome usado no campo script inicial. Não se preocupe
que neste ponto a página do script esteja em branco. O importante
é que já existe uma narrativa funcional e ela pode ser
"chamada" de qualquer lugar do planeta. Basta usar a seguinte
url:
http://tilt.net/html/microsis/inicio.php?Pfx=prefixo.
A linha é
meio complexa e não vai dar pra lembrar de primeira mas é
assim mesmo que você poderá "passar" para os
seus amigos o endereço da sua aventura. Ou mesmo colocar em alguma
página (no facebook por exemplo) esse link. O importante a saber
aqui é que esta linha serve para entrar em qualquer aventura
do Micro Sistema, bastando para isso saber o prefixo dela.
É importante
saber, antes de sair criando páginas / scripts à torto
e à direito, uma coisa: embora todos os scripts tenham a mesma
relevância para o sistema de interpretação do Micro
Aventuras, no âmbito da aventura eles não são
iguais.
Já vimos
que o primeiro script pode se chamar "start" ou seja, ele
é seguramente o primeiro que será executado quando o leitor
entrar na aventura, ou quando reiniciar a narrativa por alguma razão.
As páginas
da aventura seguem a estrutura de leitura que o autor definiu mas existem
algumas que estão fora desta trilha e podemos chamá-las
de páginas acessórias. É o caso da página
de menu, por exemplo, que pode conter links direto
para os capítulos da narrativa.
O menu seria uma
página que o leitor acessa quando bem entender (por exemplo)
e nela existem duas possibilidades: ou o leitor salta para alguma opção
constante ou desiste e retorna para a página onde estava.
Outras páginas
especiais são aquelas que operacionalizam os objetos da aventura.
Por exemplo: se existe um objeto chamado lanterna,
então deverá haver um script chamado lanterna
e que será chamado sempre que o jogador clicar em algum lugar
que faça referência a ela, a lanterna.
Dica:
use nomes fáceis para as páginas, posições,
locais, etc, de tal forma que depois você possa filtrá-los
na edição, tipo pag01, pag02, pag03, etc. Acredite, quando
você estiver com mais de 100 scripts na sua narrativa,
filtrá-los é uma forma eficiente de encontrar quem você
está procurando.
Digamos agora, a
título de exemplo que você decidiu pelo uso de um painel
geral para a sua aventura e que a janela primária dela terá
800x400 pixels. As telas de posição serão
imagens com 600x275 pixels. Veja na figura abaixo como
seria a base do painel (sem cor ou volume - se quiser fazer um exemplo
com essa estrutura, clique na figura abaixo e faça dowload do
arquivo).
Você não
é obrigado a usar um painel mas entenda que ele não é
apenas um "enfeite" para dar ares de produção
gráfica à sua criação. A função
do painel é tornar o visual da aventura mais intuitivo para o
jogador, ou seja, ele poderá conter áreas padrão
para mensagens, objetos com o jogador, objetos que estão numa
determinada posição, objetos dentro de outros objetos
e botões ou ícones de controle.
Se optar por usar
um painel, o primeiro passo é criar uma imagem dele, fazer upload
dela utilizando a seção arquivos
e colocar seu nome no parâmetro painel, lá
na seção de edição dos parâmetros
da sua aventura.
Por enquanto vamos
criar apenas duas coisas no script inicial da aventura (aquele
que você criou anteriormente): o cabeçalho para identificação
(não é obrigatório mas ajuda muito) e a instrução
para encerrar a execução do script:
//==
script inicial ==================================
fim
Parece pouco mas
serve para você entender que tudo mais que o script for processar
vai estar entre essas duas instruções. Então, digamos
que o nome do painel já foi colocado nos parâmetros do
jogo e as dimensões das áreas funcionais já foram
colocadas lá também. Vale lembrar que nos scripts cada
linha equivale a uma única instrução.
Ao iniciar a aventura,
neste ponto o jogador verá apenas o painel no centro do navegador
e como manda a tradição, seria bom colocar uma tela de
apresentação. Como fazer isso de forma indolor?
É bem simples:
crie uma imagem com as dimensões definidas (pode ser no padrão
gif, jpg ou pgn e chame-a, por exemplo, apresenta.png).
Em seguida faça upload para o servidor. Em tempo, o arquivo gráfico
do painel também deve ser colocado no servidor, se ainda não
o fez.
A seguir coloque a seguinte instrução...
//== script
inicial ==================================
telpos= apresenta.png
fim
Entendeu como funciona?
A instrução telpos= apenas informa que
o nome da tela que deve ser mostrada é aquele lá. Todas
as demais telas, páginas, posições, locais, etc,
da aventura são criadas dessa forma: crie o script, o cabeçalho
de identificação (com uma dica pra o que ele serve), a
tela que é usada naquele local e o encerramento.
Digamos que já
fez a tela de apresentação, deu o nome de "apresenta.png"
e fez o upload para o servidor da aventura. Agora precisa colocar uma
área onde o jogador vai "clicar" e a aventura de fato
começará. Na tela exemplo você pode notar a palavra
"iniciar" no canto inferior direito.
Vale lembrar que
tanto o título "O Portal Maldito"
quando a palavra "iniciar" já
estão na tela (ou arquivo gráfico), ou seja, elas foram
colocadas lá durante a edição da imagem. Tem outro
jeito de fazer a mesma coisa, só que escrevendo essas palavras?
Tem sim, mas veremos isso mais adiante. O problema agora é criar
uma área que poderá ser "clicada" pelo jogador
e que dará início propriamente dito à aventura.
Edite o script start para que fique como abaixo:
//== script
inicial ==================================
telpos= apresenta.png
link: map,613,261,138,40,$frenteportal
fim
Note a instrução
link: (você pode usar a sintaxe link=,
apenas link ou ainda cmd=). Ela permite
uma série de recursos que tem como base uma determinada área
dentro da janela geral da aventura. A identificação map
indica que se trata apenas de um mapa de coordenadas, com desvio (vai
executar o script informado se o jogador clicar dentro desta
área). A tal área está nas coordenadas x,y
- 613,261 e tem largura de 138
pixels por altura de 40 pixels. Vai executar ($)
o script frenteportal e portanto este será
o nome da primeira posição da aventura: o leitor/jogador
estará diante de um portal.
Em princípio,
o script start não representa propriamente
uma posição mas ele contem todas as ações
que forem necessárias para inicializar alguns parâmetros
da partida. Voltaremos sempre que for preciso a este script.