A partir da versão
3.0, o sistema de controle do Micro Aventuras
ganhou 4 instruções que irão fazer
sua cabeça explodir e certamente, no mundo das narrativas
interativas, nunca se viu um recurso como esse. Para entendê-lo
melhor vou dar um exemplo hipotético:
Aventura
A - o jogador/leitor encarna um delegado que está investigando
a morte de uma pessoa importante da sociedade. Pressionado pelos superiores,
ele tem que encontrar as evidências do crime, que podem ser objetos
"sumidos" da cena do suposto assassinato.
Aventura
B - o jogador/leitor encarna um professor de criminologia que
debate casos com seus alunos tentando desvendar os mistérios
que a própria polícia não conseguiu resolver. As
vezes os próprios alunos conseguem coletar dados e objetos (evidências)
dos crimes.
São duas
narrativas/aventuras diferentes, com desenrolar e finais
diferentes mas que podem, em um determinado momento, cruzar seus percursos.
Digamos que a falta
de uma evidência, na aventura A dificulta bastante
a conclusão da investigação. No entanto, na aventura
B existe uma referência que pode servir à
investigação na aventura A. Como saber
se o jogador/leitor de uma encontrou-a na outra? As instruções
são as seguintes: