Um dos novos recursos do MA
é a possibilidade de arranjar as telas das posições como se fosse
o mapa do jogo.
Na edição da posição há um conjunto
de coordenadas chamadas MapX e MapY.
Com elas você estabelece a posição numa "folha" virtual que pode
ter qualquer dimensão (e não fica restrita aos 720 x 355 de cada
tela). A coordenada Mapx é quem determia se a
imagem vai aparecer no mapa ou não. Sendo diferente de zero,
ela será colocada na "folha".
Basta ir marcando
cada posição com as coordenadas que "idealmente" indicariam sua
localização no jogo e mais nada. Para voltar à edição da posição
atual ou de qualquer outra, basta clicar na imagem correspondente.
Sinal [ .. ] dá
acesso a essa "folha" que representa o mapa do jogo.
Basta posicionar o cursor em
cruz na posição que deseja estabelecer para a posição atual e
clicar.
O Sistema permite ainda usar
um "papel de fundo" para esse recurso que obviamente pode ser
um mapa esquemático do jogo (desenhado e escaneado ou simplesmente
desenhado com um editor gráfico).
Tendo a imagem, basta fazer o upload para o servidor do jogo e
ajustar os parâmetros do mapa, na tela de parâmetros do jogo,
definindo o nome da imagem, a sua largura e altura e o índice
de redução das imagens da posição. Acesse a aventura teste (rascunhos)
para ver esse esquema funcionando.
Links da posição: como complemento deste recurso de mapa, o Micro
Aventuras apresenta para a posição em destaque (em edição)
as outras posições a ela linkadas. Na figura abaixo é possível ver
parte do mapa do jogo Resgate na Serra do Roncador, com a primeira
posição (hangar) em destaque (o nome aparece em vermolho no mapa).
Note que a posição “hangar1? aparece em azul, pois é para ela que
o link de “hangar” aponta. Além disso, há uma lista de links diretos
(0) que dá todos os links desse tipo relacionados a posição em edição
e se uma posição ou tela não está ainda constando no mapa, basta
clicar no seu nome que ela será inserida (na posição 1,0). Em seguida,
basta posiciona-la onde desejar.