Complemento de nome de tela
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Este é um conceito extremamente útil durante a narrativa do jogo mas deve ser entendido de forma clara, para que o autor possa usufruir dele plenamente. Para que isso aconteça, imagine uma posição e sua respectiva tela. Vamos usar como exemplo a primeira tela já finalizada do Lua Cheia.

É uma tela escura propositadamente. Difícil de ver o caminho, de distinguir para onde ir e onde o jogador está de fato "pisando". Mas a idéia é essa mesmo, afinal, é noite de lua cheia.

Imagine que o jogador tenha uma tocha, uma lanterna, um lampião ou mesmo um maravilhoso e moderno óculos de visão noturna...

Com esse recurso fica fácil "andar" pela floresta (enquanto seu lobo não vem). E isso é possível porque é possivel definir um complemento de nome de tela. Na prática trata-se de um "prefixo" que pode ser incorporado às telas de posição. Mas é preciso criar as telas assim modificadas, ou seja, se eu tenho a tela "pos01.jpg" para a posição inicio, é preciso criar a tela "vznpos01.jpg" para indicar (pelo prefixo vzn) que esta é a tela da primeira posição, vista com os óculos de visão noturna ativado.

E como ativar os óculos? Fácil, lembra da página anterior sobre ter uma "posição" que tem o mesmo nome do objeto? Pois então, criamos uma posição com o nome oculos e a tela dela será:

Na edição só precisamos agora colocar dois links, um sob a palavra ativar e outro sobre desativar. Serão links do tipo 5, ou seja, específicos para complementos vinculados a objetos. Neste tipo de link o campo Destino é na verdade o complemento, ou prefixo que você quer usar (o óculos poderia ser infravermelho ou aquele outro térmico que mostra imagens em p&b).

Esse tipo de link ainda permite definir pra onde vai o jogador, assim que for clicado. Se estiver em branco, o jogador fica na mesma posição, porém já mostrando a tela com complemento. Se não for em branco, o jogador vai para a posição indicada no campo. O link com o campo Destino em branco "desliga" o uso do complemento.

Onde mais usar esse recurso? Em cavernas escuras, quartos sem iluminação, visão embaçada, jogador usando óculos escuros, etc. Sua imaginação é que é o limite.

Mas e o link tipo 4? Não é a mesma coisa? .Sim, basicamente é a mesma coisa, porém de uso exclusivo para posições, ou seja, ele ativa o complemento imediatamente ao ser clicado numa posição, podendo ou não desviar para outra posição. A diferença é que o liga/desliga desse link é automático, ou seja, se tentar ligar e ele já estiver ligado, ele desliga a função.

Onde usar? Que tal num interruptor da luz de uma sala escura; numa armadilha mortal que além de deixar o jogador com a visão turva ainda manda ele para outro local. De novo, a imaginação é o limite.

 
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