Os primeiros parâmetros
anterior  |  índice  |  próxima
 

O primeiro passo é justamente criar esboços e "desenhos" de como você imagina que os principais elementos serão. Não precisa ser nada muito elaborado, bastam alguns rabiscos. O importante é ter à mão os respectivos arquivos gráficos.

No exemplo acima teremos os arquivos abertura.jpg (a tela de abertura da aventura), menu.gif (o ícone do principal menu de funções), retrn.gif (o ícone de retorno das sub funções), olho.gif (para listar os objetos que estão no local) e mão.gif (para listar os objetos que estão com o jogador.

Lembre-se (quando for criar a sua aventura): um nome da aventura tem no máximo 50 caracteres e tanto ele quanto o prefixo não poderão ser alterados depois. Então pense um pouco mais sobre o nome que quer dar e defina um prefixo (até 6 caracteres) que seja fácil para você relacionar com esse seu jogo.

Se tudo der certo, a aventura será criada e você poderá ir para a tela de listagem das posições, ou páginas do jogo.

Clique no ícone de [ .. ] e passe para a página de edição dos parâmetros iniciais da aventura, ou seja, a "cara" oficial da sua aventura.


Altere os dados conforme definimos nos nomes dos arquivos: a tela de abertura e os ícones. Aproveite e ajuste as cores de fundo do formulário, de texto, a fonte das mensagens, cor da tela de objetos, etc. Quando terminar, basta gravar os dados do jogo. Lembre-se: nesta página você está alterando, editando ou mudando apenas esses dados que aparecem na janela. São as definições gerais do jogo.

No entanto (e isso é extremamente importante) você apenas definiu os nomes dos arquivos e eles "ainda" não estão no servidor. Ou seja, se tentar jogar o jogo agora, no máximo verá uma tela em branco no seu navegador (ou aquela indicação de arquivo gráfico não encontrado.


Clique no link que tem o nome do jogo e retorne à página de listagem das posições. Selecione qualquer uma para edição. Ao lado do campo tela: há um sinal que indica acesso aos arquivos gráficos "[ .. ]". Clique nele.

Você poderá visualizar todos os arquivos do seu jogo (pelo menos aquelas imagens e sons que você criou. Nesta altura do campeonato vale lembrar que você já deve ter criado uma pasta só para colocar as imagens que usará. Encontre-a no seu computador, navegando pelas janelas de pastas e diretórios, e clique nos nomes.

Ao clicar neste botão você estará enviando essa imagem para o servidor onde seu jogo está. Esse upload faz apenas isso: envia o arquivo para o servidor sem se importar se é a imagem de uma tela, de um ícone, uma imagem extra ou um som.

 
anterior  |  índice  |  próxima
 Dúvidas, críticas, sugestões, etc... Acesse o grupo Aventuras Interativas no Facebook