Conceitos de uma aventura
anterior  |  índice  |  próxima
 

Em primeiro lugar e mais importante do que tudo: se estamos falando de uma aventura gráfica ou narrada através de imagens, então os arquivos gráficos são o ponto de partida de qualquer iniciativa, seja como colaborador (editando uma aventura já existente) ou autor (criando sua própria aventura).


No modelo inicial (default) estaremos usando uma imagem com 720 pixels de largura por 355 pixels de altura. A figura acima ilustra efetivamente o tamanho que a imagem tem. Essa é a área que chamamos tela ou imagem da posição do leitor/jogador. Pense nela como a sua página em branco do livro a ser escrito.

modelo de imagem para os ícones superiores

Completando a imagem geral da "página" ou "local" temos ainda tês figuras logo acima da tela principal (à direita) onde cada uma contém um ícone para as três principais ações do leitor: acesso ao menu de funções, listar os objetos que estão neste mesmo local (se tiver algum) e listar os seus próprios objetos (se estiver carregando algum). Elas são sempre construidas com 60 pixels de largura por 40 pixels de altura.

Na parte inferior há uma área chamada área de mensagens, usada basicamente para complementar a descrição do local ou algo que o jogador precisa saber num determinado momento (durante o jogo). É uma mensagem curta, com poucos caracteres, justamente porque essa é uma aventura gráfica e não um livro de aventuras tradicional (em formato texto).


Pense na sua aventura como uma sucessão de telas, as quais deverão conduzir o leitor ao seu destino final (ou destinos, uma vez que a proposta do sistema é criar enredos dinâmicos, com vários desvios ou encaminhamentos). Mas não pense que a sua aventura será um mero slide show, montado no power point.

Se você já está preocupado em como vai ser a sua primeira aventura narrativa, então comece imaginando (ou rabiscando num papel ou no seu editor gráfico preferido) a imagem de abertura, a mensagem inicial e os 4 ícones que servirão para comandar as funções principais do jogo.

Para efeito de exemplificação, nesta construção vou usar o seguinte roteiro: você, que é um cara intrépido, corajoso, mutcho macho, etc, tem que atravessar uma floresta à noite. Sabe-se lá o que pode acontecer numa travessia como essa e para piorar as coisas é noite de lua cheia. Então, para ir adiantando, já vou deixar pronta uma tela de abertura.

Será uma aventura bem curta, com poucas posições para que você tenha os primeiros contatos com a criação de um jogo.

 
anterior  |  índice  |  próxima
 Dúvidas, críticas, sugestões, etc... Acesse o grupo Aventuras Interativas no Facebook