Conectar-se ao sistema
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O sistema de micro aventuras gráficas foi criado para permitir que qualquer pessoa, sem conhecimento prévio de programação, pudesse criar uma narrativa gráfica em formato de livro de aventuras, com a possibilidade de manipular objetos. Com esse recurso dá-se ao livro ou aventura a conotação e a funcionalidade de um jogo. Mais precisamente de um adventure.

A grande vantagem deste sistema é que ele gera uma aventura que pode ser lida/jogada em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Sendo criadas em formato html, as aventuras podem rodar sob qualquer navegador web, sem a necessidade de baixar arquivos ou instalar plugins especiais.


:: Para quem está começando do zero


Se está nesta situação ou seja, iniciante zero, sem conhecimento algum sobre o que trata esse sistema bem como a sua funcionalidade, não se desespere. Basta ir seguindo essas páginas com calma e lendo atentamente. Mantenha a mente aberta para entender completamente os conceitos que o sistema usa. Não tente adivinhar como é ou como funciona. Não tente fazer um paralelo com outros sistemas. Dentro do próprio editor tem um sistema de fórum que permitirá a você trocar figurinhas com outros usuários. E se isso não bastar, pergunte ao autor. O e-mail é renato@tilt.net.

O primeiro passo então é conectar-se ao sistema e para isso é preciso informar um login e uma senha. Se é a primeira vez que vai entrar, então saiba que seu login será a primeira coisa importante que deve definir pois ele será usado como identificador de tudo o que você criar dentro do universo micro aventuras. Será o seu apelido de autor ou colaborador.

É importante informar um e-mail válido, pois além de receber por ele a chave que ativará seu cadastro, em caso de perda da senha ela será enviada para a sua caixa de mensagens.



Ao entrar no sistema é possível acessar o fórum, onde poderá ler sobre o editor Micro Aventuras, postar dúvidas, fazer perguntas e compartilhar suas descobertas. Cada jo
go criado no sistema tem seu próprio fórum. Depois que o acesso é autenticado, é possível criar a sua própria aventura, mas esse é uma etapa que deve ser deixada para mais ainda, quando estiver mais familizarizado com o funcionamento do sistema.


O botão criar sua aventura dá acesso a uma outra página onde você p
oderá definir o nome e o prefixo da aventura. Todas as aventuras são criadas como restrita, ou seja, somente o autor editar, porém ele pode autorizar outros usuários a participar da edição.

A segunda opção presente na barra superior permite selecionar as aventuras que já estão no sistema para adição ou simplesmente jogar. Todas as aventuras recebem um indica dor de desenvolvimento onde o valor zero indica aventura recém criada ou que não recebeu ainda alterações. Os demais valores indicam o grau de prograssão da aventura e por default, o botão "aventuras" lista apenas aquelas aventuras que já passaram pelo estágio inicial de "apenas existir" e estão recebendo complementos.

É possível listar todas as aventuras, bem como as 5 mais visitadas, apenas as suas aventuras ou todas que você pode editar. As aventuras que recebem a letra "E" são passíveis de edição. Basta dar um clique na letra pra entrar em modo de edição. Clicar apenas no nome da aventura inicia a mesma em modo jogo, numa janela separada.

Existem quatro tipo de aventuras: as públicas ou liberada (todo mundo
acessa e todo mundo edita); as restritas (todo mundo acessa mas somente o autor e os usuários que ele autorizar podem acessar; as de autoria exclusiva (somente o autor acessa e edita) e as aventuras especiais.

O tipo especial (seu nome aparece com um asterisco ao lado) são do tipo todo mundo acessa, inclusive a edição dos elementos, porém só o autor edita. É um tipo de aventura exemplo, usada para demonstrar idéias, conceitos, ou quanto o autor deseja que todo mundo possa ver como o jogo é feito, porém sem alterar qualquer coisa nele.

 
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