Ok, eu entendo que nem todo mundo gosta
do processamento remoto por ele concentrar os custos operacionais
todos no servidor (logo, no bolso do administrador do sistema).
Outros torcem o nariz para php + html, por não
dar uma resposta instantânea e portanto não permitir
algumas estruturas de animação e/ou programação
mais sofisticadas (sem contar que não é nem de longe
a estrutura ideal para usar 3D.
Mas eu gosto. Principalmente porque
são justamente as limitações mencionadas
que me obrigam a olhar para o jogo de uma forma diferente. Elas
exigem da parte do autor mais originalidade e principalmente uma
abordagem mais conceitual da aventura.
Quer um exemplo? Responda então...
o que é mais difícil (no sentido da construção
e elaboração do jogo): fazer um FPS 3D; um pula-pula
pixel arte como os que estão na moda ou conseguir criar
uma aventura somente texto que consiga por exemplo despertar tanto
o interesse e curiosidade a ponto de ser “vendável”?
A resposta parece óbvia, mas pense bem antes de responder.
Como eu disse, entendo que as vezes
possa ser interessante adotar uma abordagem diferenciada. E foi
pensando nisso que resolvi abrir o sistema de tal forma que qualquer
programador, se assim o desejar, possa desenvolver um módulo
executor de aventuras MA. Dessa forma, se alguém
quiser criar um port Android, ou IOs, ou Linux,
ou mesmo Windows para a sua aventura (ou qualquer outra
aventura liberada para isso), ele possa fazê-lo ao seu gosto
e sob medida.
Como? Simples: basta uma chamada
get a ao php getadv.php, informando o prefixo
da aventura desejada, que o retorno será um longo txt com
todos os principais elementos da aventura, naquele exato instante.
Mais simples que isso só entregando feito (e aí
perde a graça, não é mesmo?).
A sintaxe completa é:
http://tilt.net/html/microsis/getadv.php?Pfx=???
(coloque em ???
o prefixo da aventura). Nem todas as aventuras estarão
liberadas para esse tipo de download. Algumas das nossas aventuras
utilizam a estrutura anterior do MA e servem
apenas para elas. As demais aventuras necessitam de uma autorização
de cada autor, para serem liberadas. De qualquer forma, duas importantes
aventuras já podem ser baixadas, uma seguindo p padrão
default do MA e a outra totalmente feita em scripts:
Lua Cheia (lua)
e Serra Pelada (srp).
O retorno é um bloco de texto,
com as principais estruturas da aventura separadas por seções.
Veja abaixo como fica o formado geral: