"Puxando" uma aventura completa
 

Ok, eu entendo que nem todo mundo gosta do processamento remoto por ele concentrar os custos operacionais todos no servidor (logo, no bolso do administrador do sistema). Outros torcem o nariz para php + html, por não dar uma resposta instantânea e portanto não permitir algumas estruturas de animação e/ou programação mais sofisticadas (sem contar que não é nem de longe a estrutura ideal para usar 3D.

Mas eu gosto. Principalmente porque são justamente as limitações mencionadas que me obrigam a olhar para o jogo de uma forma diferente. Elas exigem da parte do autor mais originalidade e principalmente uma abordagem mais conceitual da aventura.

Quer um exemplo? Responda então... o que é mais difícil (no sentido da construção e elaboração do jogo): fazer um FPS 3D; um pula-pula pixel arte como os que estão na moda ou conseguir criar uma aventura somente texto que consiga por exemplo despertar tanto o interesse e curiosidade a ponto de ser “vendável”? A resposta parece óbvia, mas pense bem antes de responder.

Como eu disse, entendo que as vezes possa ser interessante adotar uma abordagem diferenciada. E foi pensando nisso que resolvi abrir o sistema de tal forma que qualquer programador, se assim o desejar, possa desenvolver um módulo executor de aventuras MA. Dessa forma, se alguém quiser criar um port Android, ou IOs, ou Linux, ou mesmo Windows para a sua aventura (ou qualquer outra aventura liberada para isso), ele possa fazê-lo ao seu gosto e sob medida.

Como? Simples: basta uma chamada get a ao php getadv.php, informando o prefixo da aventura desejada, que o retorno será um longo txt com todos os principais elementos da aventura, naquele exato instante. Mais simples que isso só entregando feito (e aí perde a graça, não é mesmo?).

A sintaxe completa é:

http://tilt.net/html/microsis/getadv.php?Pfx=???

(coloque em ??? o prefixo da aventura). Nem todas as aventuras estarão liberadas para esse tipo de download. Algumas das nossas aventuras utilizam a estrutura anterior do MA e servem apenas para elas. As demais aventuras necessitam de uma autorização de cada autor, para serem liberadas. De qualquer forma, duas importantes aventuras já podem ser baixadas, uma seguindo p padrão default do MA e a outra totalmente feita em scripts: Lua Cheia (lua) e Serra Pelada (srp).

O retorno é um bloco de texto, com as principais estruturas da aventura separadas por seções. Veja abaixo como fica o formado geral:

 

#aventura:

#posições:

#links:

#objetos:

#scripts:

 

Portanto, ao percorrer o texto é possível separar cada grupo de elementos pela sua designação, levando em conta que uma linha em branco significa o final daquela listagem específica.

Os dados gerais de uma aventura, na seção #aventura: são (por exemplo no Lua Cheia)...

 

#aventura:
Prefixo= lua
Nome= Lua Cheia
Data= 2013-04-25
Autor= Renato
Abertura= abertura.jpg
CorFnd= 1E2828
Fonte= Comic Sans MS
CorTxt= FF0000
CorLnk= FF0000
CorVzk= 800080
CorMnu= 1E2828
TelMnu=
CorObj= 6C87A2
TelObj=
MsgIni= Você precisa atravessar uma densa floresta...
FigJog= mao.gif
FigLoc= olho.gif
FigMnu= menu.gif
FigRet= retrn.gif
SomIni= uivo
PosIni= inicio
ScpIni=
JanWd= 720
JanHt= 480
Painel=
TelPx= 0
TelPy= 45
TelWd= 720
TelHt= 355
MsgPx= 0
MsgPy= 400
MsgWd= 720
MsgHt= 80
IcoPx= 0
IcoPy= 0
IcoWd= 720
IcoHt= 45

 
A Seção #posições: é formada por cada uma das posições, separadas por uma linha em branco:
 

#posições:
Nome= final
Tela= lobao3.jpg
SomIni=
Msg= Clique para reiniciar a aventura!
Link= 141,...

Nome= inicio
Tela= pos01.jpg
SomIni=
Msg= Agora não tem volta. Tem que enfrentar o perigo.
Link= 35,...

 
A notação Link= contém os números dos links que estão relacionados com essa posição. A seção #links: é montada da seguinte forma:
 

#links:
Id= 141
Pos= final
Tip= 7
Px= 548
Py= 305
Pw= 714
Ph= 349
Dest=
Msg=

Id= 35
Pos= inicio
Tip= 0
Px= 115
Py= 37
Pw= 207
Ph= 93
Dest= posic02
Msg=

 
A seção #objetos: segue como o exemplo abaixo:
 

#objetos:
Nome= oculos
Local= posic02
Shape= oculos.gif
Ac1= pegar
Ac2= -
Ac3= usar
Dscr= Visão noturna
Rg1= 0

 

E finalmente a seção #scripts: lista um a um todos os scripts da aventura (nesse caso uma linha em branco pode não representar fielmente o fim do script, já que o próprio script pode contar uma linhas em branco. Por essa razão, foi inserida uma linha “...” para indicar que o script terminou naquela posição.

Qualquer dúvida, dica, pergunta, etc, você pode entrar no grupo Aventuras Interativas do facebook e postar lá.

 
anterior  |  índice
 Dúvidas, críticas, sugestões, etc... Acesse o grupo Aventuras Interativas no Facebook