Janela de erros (para scripts)
 

Programar usando os scripts é, de certa forma, o modo mais rápido de cometer erros (principalmente erros de digitação). Pensando nisso e já que a programação via script fica cada vez mais complexa, devido a novas instruções, resolvemos criar uma janela à parte que analisa um script depois que ele foi executado. Com isso, caso o resultado não seja o esperado, é possível pelo menos localizar os pontos que estão dando problemas.

A regra a ser observada sempre é: a análise ocorre depois que o script foi executado e portanto é preciso uma certa atenção aos resultados. Lembre-se que o que está sendo mostrado já aconteceu, já foi processado. Veja abaixo um pequeno trecho da análise após executar um script no jogo Serra Pelada (destacar a sacola):

Note que as instruções numa cor mais escura foram efetivamente executadas, porém as mais claras (cinza) não foram. Pode ter ocorrido um erro ou algum desvio da própria programação. Os destaques da análise são dados em vermelho ou seja, erros são indicados dessa forma.

O sistema de verificação ainda não está completo mas já é possível saber que uma instrução foi digitada de forma errada ou se está faltando algum parâmetro dela. Aos poucos iremos refinando as críticas e comentários, para ajudar na localização das falhas.

No entanto, quando um script não responde como deveria, o erro pode ser simplesmente erro de lógica (ou erro conceitual) e esse tipo de erro é praticamente impossível de ser detectado. Daí ser importante comentar tudo que deve ser feito pela programação, para entender melhor onde o problema ocorreu.

 
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