O
primeiro passo para um jogo, um adventure ou uma aventura interativa
fazer sucesso é ser conhecido. Isso é essencial para
que as pessoas joguem e divulguem o seu jogo e a maneira mais eficiente
de fazer isso é usando as modernas redes sociais.
Como você já sabe, todos
os jogos feitos no Micro Aventuras tem uma url
por onde entrar apenas no jogo (sem precisar da ferramenta estar
rodando). É a seguinte (completa):
http://tilt.net/html/microsis/inicio.php?Pfx=”prefixo_do_seu_jogo”
Basta colocar o prefixo do jogo que
você quer jogar e mais nada. De posse dessa url
o passo seguinte é divulgá-la o máximo possível:
sites, blogs, mail pros amigos, listas de discussão, facebook,
orkut (se ainda existir), twitter, etc. Assim as pessoas irão
jogar e (se possível) comentar. Você pode inclusive
criar a sua própria página de apoio ao jogo nas
redes sociais.
E para dar uma forcinha, criamos
dentro do Micro Aventuras uma estrutura para
destacar as principais aventuras criadas dentro dele. Assim, todo
mundo que entra no MA já dá de
cara com os destaques e vai tendo contato com as aventuras que
tem potencial para crescer, deixando de lado aquelas que foram
abandonadas ou simplesmente foi uma criação de momento
e o autor desistiu dela.
Aliás, por falar nisso, estamos
implementando uma nova regra para aventuras iniciadas: se ficaram
mais de 6 meses
sem qualquer atualização e estando em um estágio
primário, serão deletadas do sistema, liberando
assim espaço para as aventuras em andamento.
Se você já tem uma aventura
no MA (é o autor dela) então aqui
estão as regras que você deverá seguir, para
participar dos destaques:
1)-
toda aventura tem uma nota de avaliação, que vai
de 0 a 9. Zero é a nota
que ela recebe quando é criada e não aparece dos
destaques, nem dá acesso à edição
dos ícones e figuras. A partir da nota 1,
já é possível preparar alguns elementos (edição)
para sua aventura integrar o destaque.
2)-
a decisão de aparecer ou não no destaque (depois
de receber uma nota) é do autor e somente ele pode editar
os elementos que compõe as páginas especiais: um
ícone na medida 120 x 60 (gif, jpg ou
png); uma figura na medida 240 x 60 (gif, jpg
ou png) e uma breve descrição do jogo, explicando
a um possível jogador, o que o jogo oferece a ele como
diversão.
3)-
mesmo tendo a nota e colocando o status da aventura em “publicar”,
a mesma só será mostrada nas páginas se o
ícone (120 x 60) estiver presente no diretório do
jogo e seu nome gravado nos parâmetros do jogo, ou seja,
para evitar uma figura quebrada, seu jogo só será
mostrado no destaque se pelo menos o ícone dele existir.
4)-
o autor ainda pode criar uma página especial (index.htm)
que é automaticamente linkada com o facebook e portanto
pode receber “curtidas”, compartilhamentos e/ou comentários
dos jogadores. É importante que você compartilhe/publique
essa página não apenas na sua linha do tempo (se
tiver uma no facebook) mas principalmente no grupo Aventuras
Interativas. Com isso todo mundo fica sabendo o
que anda acontecendo com seu jogo, já que assim você
pode ter uma espécie de “diário de bordo”
da criação.
Essa página inicial (index.htm)
pode ser acessada também diretamente, bastando compor uma
url com o prefixo de sua aventura como diretório do sistema:
http://tilt.net/html/microsis/”prefixo_do_seu_jogo”/index.htm
ou simplesmente:
http://tilt.net/html/microsis/”prefixo_do_seu_jogo”
5)-
as notas da avaliação serão dadas (por uma
equipe da TILT) de acordo com o andamento da
aventura ou seja, se houver atualizações com frequência
e a aventura estiver “decolando”, então ela
entra no critério 1, podendo ir para os
destaques. Dai em diante a equipe avalia frequentemente a aventura,
aumentando ou diminuindo a nota. As aventuras com maiores notas
são as primeiras a aparecerem na página de destaque.
Uma última coisa: de nada
adianta um sistema ultra sofisticado de apresentação
ou destaque, se o autor ou grupo que cria a aventura não
se empenhar em divulgá-la. Estaremos sempre de olho em
novos mecanismos de divulgação, mas o básico
depende de cada um dos interessados.