Narrativa
é a descrição de acontecimentos, fictícios
ou não.
Na pré história da
humanidade as histórias ou fatos eram narrados e passados
entre as gerações, à noite, ao redor das
fogueiras. Essa narrativa oral descrevia (quase sempre) a jornada
do herói, em um formato que, se fosse representado por
uma imagem, resultaria numa trajetória ondulada.
Ou seja, os
acontecimentos narrados vão do ponto "A" até
o ponto "B" com variações dependentes
do humor ou da competência do narrador.
Com o aparecimento da escrita, dos
livros e do cinema, a narrativa se tornou linear, com uma estrutura
fixa, não permitindo mais variações no seu
conteúdo. Os acontecimentos vão em uma linha reta,
do ponto "A" ao ponto "B", sem desvios.
O agente
alvo (leitor, ouvinte, espectador) assume uma atitude passiva,
embora a interpretação dos acontecimentos narrados
possa variar entre esses agentes.
Ao longo do
século 20 tomou corpo a ideia de que o agente passivo poderia,
de alguma forma, interferir na condução da narrativa
e inúmeros experimentos foram executados, em especial na
literatura impressa.
A primeira
modificação proposta era a de que, partindo do ponto
"A", o agente poderia chegar a mais de um destino, ou
pontos "Bs".
Surgiram então os livros
de aventuras ou livro solo, onde embora a narrativa possa ir não
apenas até o ponto "B", ela poderia sofrer desvios
distintos em função das escolhas do agente.
O problema
com os livros solo impressos é a sua liberdade total de
manuseio, permitindo que o agente possa "estudar" as
soluções.
O computador
trouxe finalmente a possibilidade concreta de termos uma interatividade,
dentro da narrativa, proporcionando modelos que variam tanto em
forma, quanto em conteúdo.
No entanto é preciso tomar
cuidado com um detalhe: a narrativa interativa não é
necessariamente um jogo, ou seja, uma busca por soluções
melhores para um dado problema, mas apenas e tão somente
uma oportunidade de variar a forma como a história está
sendo contada.
O limite das variações
depende do limite da sua criatividade e a grande vantagem de você
usar nosso sistema é que a sua narrativa pode evoluir para
um jogo complexo em tempo real, ou seja, enquanto as pessoas estão
lendo ou jogando.