Já vimos que no modo default
(básico) no topo da imagem da posição existem
três ícones, cujas medidas são 60x40 pixels.
O que fica mais à direita
é o ícone que, quando clicado, coloca o jogador
no menu de funções do jogo, levando-o a uma tela
semelhante a tela abaixo:
Essas são as 4 funções
básicas do menu e não podem ser alteradas. No entanto,
o visual do menu pode sofrer, mesmo em modo default da aventura,
várias modificações. Todas elas são
editadas na página de configuração dos parâmetros
do jogo.
Ícone
= é o nome do ícone 60x40 que será usado
para indicar o acesso ao menu de funções;
tela de fundo
= se existir, será o nome da tela de fundo do menu;
cor do fundo
= se não existir uma tela de fundo, então essa será
a cor usada para o fundo da tela do menu;
ícone
return = é o nome do ícone 60x40
que será mostrado para “sair” ou “retornar”
do menu para a aventura propriamente dita. Geralmente é
o mesmo ícone usado para ativar o menu, mas pode ser personalizado.
A respeito das funções,
propriamente ditas, a única que realmente merece atenção
é a de definição das resoluções.
Essa opção existe apenas para que o jogador adeque
o visual da aventura, no quesitos largura e altura, ao dispositivo
que ele está usando. As demais opções são
óbvias.
Vale lembrar que na página
de configuração dos parâmetros do jogo ainda
podem ser modificadas as cores do texto das opções,
dos links ativos e dos links visitados.
A parte mais interessante a ser destacada
sobre o menu geral é que, embora ele seja fixo, a existência
de um script chamado “menuger” fará com que
esse script seja executado no lugar do menu padrão e aí
ficam valendo todas as regras referentes à programação
dos scripts.
Neste caso, caberá ao autor
da aventura criar todas as opções que desejar implementar
em seu jogo.