|
||
Atribuições e parâmetros dos textos | ||
O
sistema permite definir cor e tamanho dos textos a serem mostrados aos
jogador. |
||
|
||
::
mensag= mx,my,mw,mh |
||
Define
a área no painel do jogo onde será mostrada as mensagens
ao jogador. As coordenadas do canto superior esquerdo são mx
e my e as dimensões de largura e altura da área
são mw e mh. Se
qualquer um dos parâmetros estiver precedido pelo símbolo
#, então o dado a ser usado será o conteúdo
do registrador especificado. Essa área é usada para apresentar
as mensagens default de cada posição ou demais mensagens
definidas pelo sistema, em resposta a alguma ação. |
||
|
||
::
atrib= sz,cr,nom |
||
Muda
os atributos das mensagens e texto da aventura: sz =
tamanho da fonte; cr = cor da fonte; nom
= nome da fonte. |
||
|
||
::
fontalign= aln |
||
Muda o alinhamento do texto da mensagem default e da área de texto para o parâmetro aln (left, right, center, justify). | ||
|
||
:: fontface= nom | ||
Muda o nome da fonte usada na aventura para nom. | ||
|
||
:: corfnd= cor | ||
Muda a cor default do fundo da aventura para o parâmetro cor. Vale apenas para a execussão do script que contém essa instrução (formato RGB com 6 dígitos - preto = 000000 e branco = FFFFFF). | ||
|
||
:: corlnk= cor | ||
Muda a cor default dos links da aventura para o parâmetro cor. Vale apenas para a execussão do script que contém essa instrução (formato RGB com 6 dígitos - preto = 000000 e branco = FFFFFF). | ||
|
||
:: corvzk= cor | ||
Muda a cor default dos links visitados da aventura para o parâmetro cor. Vale apenas para a execussão do script que contém essa instrução (formato RGB com 6 dígitos - preto = 000000 e branco = FFFFFF). | ||
|
||
:: cortxt= cor | ||
Muda a cor default do texto da aventura para o parâmetro cor. Vale apenas para a execussão do script que contém essa instrução (formato RGB com 6 dígitos - preto = 000000 e branco = FFFFFF). | ||
|
||
:: msg= frz | ||
Coloca
a frase frz no buffer de mensagem padrão ao jogador.
Se o parâmetro frz estiver precedido pelo símbolo
#, então o dado a ser colocado no buffer será
o conteúdo do registrador #frz.
Para forçar a presença de um espaço em branco, use
o caracter "~" (til). |
||
|
||
:: msg+ frz | ||
Concatena
a frase frz no buffer de mensagem padrão ao jogador.
Se o parâmetro frz estiver precedido pelo símbolo
#, então o dado a ser concatenado no buffer será
o conteúdo do registrador #frz.
Para forçar a presença de um espaço em branco, use
o caracter "~" (til). |
||
|
||
:: texto= tx,ty,tw,th,sz,ft,cr,stcor | ||
Define uma área no painel do jogo onde será mostrado um texto. As coordenadas do canto superior esquerdo são tx e ty e as dimensões de largura e altura da área são tw e th. O parâmetro sz indica o tamanho da fonte; fr indica o nome da fonte, cr a cor de fundo da área, stcor o parâmetro biu (Bold, Italic, Underline) e cor define a cor do texto propriamente dito. Se qualquer um dos parâmetros estiver precedido pelo símbolo #, então o dado a ser usado será o conteúdo do registrador especificado. Essa área é usada para apresentar mensagens ou descrições longas. É essencialmente um "box" de texto que aceita inclusive as principais instruções HTML, funcionando como um pequeno navegador embutido no jogo/aventura. O box, depois de definidos seus parâmetros, inicia sempre com a instrução boxon e termina com a instrução boxoff. Na maioria dos navegadores, se o conteúdo colocado dentro dessa área for maior que ela própria, aparecerão as barras de deslizamento vertical e horizontal. Em equipamentos touch (celular e tablet) as barras não aparecem mas o texto pode ser deslocado normalmente. Dentro do box é possível usar algumas instruções especiais, definidas sempre em uma linha: #lnk,string,script - produz no texto um link cujo texto é o parâmetro string e, ao ser clicado, salta para o script informado. #reg$,reg - adiciona no texto o valor do registrador reg no formato monetário, com duas casas decimais. #reg?,reg - adiciona no texto o valor do registrador reg sem formatação alguma. #url,destino,string - produz no texto um link cujo texto é o parâmetro string, apontando para um endereço destino web fora do Micro Aventuras e abrindo-o como uma nova janela. #shp,arq,wd,ht,al - coloca no texto uma imagem cujo nome esteja no parâmetro arq, com largura wd e altura ht, alinhada pelo parâmetro al. #fig,arq,script,wd,ht,al - coloca no texto uma imagem cujo nome esteja no parâmetro arq que, ao ser clicada executará o script definido no parâmetro, com largura wd e altura ht, alinhada pelo parâmetro al. #if=,reg,vlr,str1,str2 - se o conteúdo do registrador reg for igual ao valor vlr, então adiciona no texto o parâmetro str1, caso contrário adiciona o parâmetro str2. Esses dois parâmetros podem ser valores numéricos, strings ou conteúdo de registradores. #peg,obj,arq,wd,ht,scp - coloca no texto uma imagem cujo nome está no parâmetro arq, com largura wd e altura ht que, ao ser clicada, pega o objeto obj e executa o script scp. |
||
|
||
::
texto txt |
||
Concatena
o texto txt ao box de texto definido pela instrução
anterior. Caso haja a necessidade de "forçar" a existência
de um espaço, use o carater "~" (til).
|
||
|
||
::
texto. reg |
||
Concatena
o conteúdo do registrador reg, formatado como
valor monetário (pontos e vírgula) ao box de texto. Não
inclui a notação R$ nem o espaço
entre a notação e o valor. |
||
|
||
::
texto+ reg |
||
Concatena o conteúdo do registrador reg. | ||
|
||
::
texto$ url |
||
Concatena
o endereço url ao buffer de texto definido pela
instrução anterior. |
||
|
||
::
texto# arq,pw,ph,aln |
||
Concatena
a imagem arq no box de texto, com largura pw,
altura ph e alinhada por aln (left,
right ou center) |
||
[
índice ] |
||